Diagnóstico socioterritorial na Educação Integral Um diagnóstico socioterritorial é uma etapa fundamental para a consolidação de um território que garanta o desenvolvimento integral de suas crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Direito à educação Segundo o artigo 205 da Constituição, a educação é “direito de todos e dever do Estado e da família, onde será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Educação Ambiental A Educação Ambiental compreende os processos por meio dos quais o indivíduo constrói conhecimento sobre sua relação com a natureza e com outros seres humanos
Educação Antirracista Conheça a definição da educação antirracista, sua importância e materiais que podem apoiar sua implementação nas escolas de todo o país
Educação Decolonial Saiba mais sobre o que propõe a Educação decolonial, que tem como objetivo combater o racismo e construir uma nova escola
Educação democrática Na escola democrática todos têm direitos de decisão sobre o seu destino: o compartilhamento das responsabilidadese as decisões que podem alterar a posição de cada um no coletivo são tomadas em conjunto
Educação em Tempo Integral O parecer número da Resolução do Conselho Nacional de Educação (2010) aponta que é considerado período integral toda jornada escolar organizada em sete horas diárias.
Educação escolar indígena A educação escolar indígena espelha a trajetória do Brasil colonial aos tempos atuais. Saiba mais sobre como ela surge e o que propõe
Educação inclusiva Sem distinção, todas crianças e adolescentes têm direito à educação pública, de qualidade e que atenda às demandas educacionais específicas de cada um.