Currículo na
educação integral
O objetivo deste material é apoiar a construção de currículos alinhados à Educação Integral nas redes municipais e estaduais de educação em todo o país.
Contribuir com a construção curricular nas redes municipais e estaduais de educação a partir da Base Nacional Comum Curricular.
Sugerir processos participativos e colaborativos de construção curricular nas redes.
Oferecer referências e metodologias que instrumentalizem gestores e professores para a elaboração dos currículos nas redes.
O que é
Educação Integral
A Educação Integral busca garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural. Para isso, pressupõe a construção de um projeto educativo compartilhado por gestores, professores, famílias, estudantes e comunidades.
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Currículo na
Educação Integral
Para constituir pertinência ao currículo em cada município e estado é preciso considerar as características de cada território educativo, reconhecendo especificidades, identidades e contextos de vida e de aprendizagem dos estudantes.
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Gestão Curricular
e das aprendizagens
Para dar sentido aos diferentes elementos envolvidos em uma matriz curricular, duas dimensões devem ser consideradas no planejamento: a gestão curricular e a gestão das aprendizagens.
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Etapas da revisão da matriz curricular
A metodologia proposta a seguir está organizada em três macro-etapas: Fundamentação, Desenvolvimento e Consolidação.
Navegue pelas etapas:
Apresenta as estrategias de organização da discussão na rede e os módulos de formação relativos aos Fundamentos do Currículo na Educação Integral.
Apresenta as estratégias e módulos de formação relativos a identificação e planejamento das práticas pedagógicas da rede e ao desenvolvimento das orientações curriculares.
Apresenta as estratégias para consolidação dos subsídios à proposta curricular.