Currículo na

educação integral

O objetivo deste material é apoiar a construção de currículos alinhados à Educação Integral nas redes municipais e estaduais de educação em todo o país.

Contribuir com a construção curricular nas redes municipais e estaduais de educação a partir da Base Nacional Comum Curricular.
Sugerir processos participativos e colaborativos de construção curricular nas redes.
Oferecer referências e metodologias que instrumentalizem gestores e professores para a elaboração dos currículos nas redes.
Saiba mais

O que é
Educação Integral

A Educação Integral busca garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural. Para isso, pressupõe a construção de um projeto educativo compartilhado por gestores, professores, famílias, estudantes e comunidades.
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Currículo na
Educação Integral

Para constituir pertinência ao currículo em cada município e estado é preciso considerar as características de cada território educativo, reconhecendo especificidades, identidades e contextos de vida e de aprendizagem dos estudantes.
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Gestão Curricular
e das aprendizagens

Para dar sentido aos diferentes elementos envolvidos em uma matriz curricular, duas dimensões devem ser consideradas no planejamento: a gestão curricular e a gestão das aprendizagens.
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Etapas da revisão da matriz curricular

A metodologia proposta a seguir está organizada em três macro-etapas: Fundamentação,  Desenvolvimento e Consolidação.

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