Quem somos

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O Centro de Referências em Educação Integral promove, desde 2013, a pesquisa, o desenvolvimento metodológico, o aprimoramento e a difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para o fortalecimento da agenda de Educação Integral no Brasil.

Para tanto, a iniciativa investe em incidência, mobilizando e articulando atores-chave, temas e fóruns estratégicos, apoiando as redes municipais e estaduais na formulação, avaliação e gestão de políticas de educação integral.

O programa é coordenado pela Associação Cidade Escola Aprendiz em parceria com a Fundação Itaú Social, Fundação SM, Instituto Natura, Instituto Oi Futuro, Instituto Inspirare, Cenários Pedagógicos, Cenpec – Educação, Cultura e Ação Comunitária, o Centro Integrado de Estudos, Programas para o Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), o Instituto Alana, Instituto Rodrigo Mendes,  Movimento de Ação e Inovação Social (MAIS), a Comunidade Educativa CEDAC, a Avante – Educação e Mobilização, o British Council e o Instituto Península. Além disso, o Centro de Referências em Educação Integral conta com a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e  Cultura (Unesco).

Saiba mais

Acesse o posicionamento das organizações parceiras do programa

Conheça algumas das ações desenvolvidas

Plataforma www.educacaointegral.org.br

O programa conta com uma plataforma virtual de atualização diária em que são produzidos e divulgados materiais de formação, experiências, metodologias para apoio a escolas, equipes de secretarias e organizações da comunidade, reportagens sobre o tema, além de um glossário e de uma agenda com eventos pertinentes à proposta.

Para garantir uma leitura atualizada e cotidiana sobre os caminhos e perspectivas da educação no Brasil, a plataforma conta ainda com uma ampla rede de parceiros de mídia, congregando notícias e agendas produzidas no país e no mundo.

Por fim, produz ainda sites e reportagens especiais para discutir temáticas caras à agenda em maior profundidade. É o exemplo da série Desvendando o PNE, com reportagens especiais sobre todas as metas do Plano Nacional de Educação, e os sites especiais Práticas Pedagógicas para Educação Integral,  Equidade e Educação Integral no Ensino Médio, Educação Integral nas Infâncias – Pressupostos e Práticas para o  desenvolvimento e a aprendizagem de crianças de 0 a 12 anos e Práticas Inovadoras para o Ensino Médio.

Além do site, o Centro de Referências mantém uma página no Facebook, um perfil no Twitter e uma conta no YouTube.

Plataforma Educação Integral Na Prática

O site reúne conceitos, vídeos explicativos e instrumentos para download com o objetivo de apoiar os gestores educacionais de secretarias e escolas no planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de políticas de educação integral.

Todos os conteúdos são disponibilizados gratuitamente e foram construídos com base na experiência de estados e municípios que implementaram com sucesso políticas e programas de educação integral.

Saiba mais: https://educacaointegral.org.br/na-pratica/


Currículo na Educação Integral

Apoiar redes e escolas a construírem coletivamente seus documentos curriculares e práticas pedagógicas à luz da Educação Integral é o objetivo dos conteúdos reunidos nesta plataforma, fruto de uma parceria entre o Centro de Referências em Educação Integral e o British Council.

O material apresenta os fundamentos teórico-práticos do currículo na Educação Integral e uma proposta formativa construída a partir da experiência desenvolvida pelo Centro de Referências em Educação Integral no município de Tremembé (SP) ao longo de 2018.

Saiba mais: https://educacaointegral.org.br/curriculo-na-educacao-integral/

Formações

Com base no Na Prática, o Centro de Referências iniciou, em junho de 2015, um programa de formação e assessoria a secretarias municipais e estaduais pelo Brasil. Com a colaboração de parceiros, o programa apoiou a Secretaria Municipal de Educação de São Miguel dos Campos, em Alagoas, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, a  Secretaria de Estado de Educação de Alagoas, a Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga (MG). Desde 2018, o programa apoia a secretaria municipal de Educação de Tremembé (SP), de Arari (MA) e de oito municípios do Rio Grande do Norte a desenvolverem suas políticas de educação integral.

Ainda nessa frente, o programa realiza formações específicas – presenciais e a distância – para professores e equipes escolares em práticas pedagógicas inovadoras e implementação de processos de gestão participativos e democráticos, envolvendo toda a comunidade escolar. Este foi o caso da formação nas escolas NAVE Rio e Recife, das escolas SESI de Ensino Médio em cinco estados brasileiros e a formação das equipes de organizações sociais como a Liga Solidária, em São Paulo.

O programa já formou mais de 2.000 professores e gestores e desenvolveu 15 cursos presenciais e a distância.

Seminários e atividades de sensibilização

Desde 2013, o programa realiza seminários e atividades de sensibilização abertas ao público e divulgadas na plataforma virtual e nas suas redes sociais. Entre as ações já desenvolvidas, o Centro de Referências promoveu o Seminário Comunidade e Escola: Semeando uma Cidade Educadora, a Roda de Conversa: Cidades Educadoras e Educação Integral – o que o Brasil pode aprender com a experiência de Barcelona?, Seminário Internacional de Educação Integral, e  o workshop Currículo na Educação Integral. Só em 2018, foram mais de 15 eventos organizados, articulados e apoiados. 

Apoio à produção de informação

O Centro de Referências ainda apoia a imprensa e pesquisadores no debate sobre educação integral e seus temas relacionados.  Para tanto, além do atendimento direto nos canais de comunicação do programa, é possível acessar um banco de pessoas e instituições especialistas  que discutem a temática, formando uma rede de colaboradores para a agenda.