Quem somos

logo-ei-alta

O Centro de Referências em Educação Integral promove, desde 2013, a pesquisa, o desenvolvimento metodológico, o aprimoramento e a difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para o fortalecimento da agenda de Educação Integral no Brasil.

O Programa é uma iniciativa de organizações governamentais e não governamentais de diversas regiões brasileiras. Sua gestão é realizada pela Associação Cidade Escola Aprendiz e tem como parceiros o Instituto Alana, Itaú Social, Centro Integrados de Estudos e Programas para o Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), AVANTE – Educação e Mobilização Social, Comunidade Educativa – CEDAC, Cenários Pedagógicos, British Council, Instituto Rodrigo Mendes, MAIS – Movimento de Ação e Inovação Social, Fundação Vale, Cenpec, Oi Futuro, Unesco, Fundação SM, Fundação Gol de Letra, Unicef, FLACSO e as consultoras Pilar Lacerda e Cleuza Repulho.

Para contribuir com a gestão de políticas públicas de Educação Integral no país, o Centro de Referências atua a partir de duas frentes de trabalho:

Articulação e Incidência Política: mobilização e articulação de agentes chave, temas e fóruns estratégicos para a defesa e promoção da agenda de educação integral no país e produção de conteúdo.

Pesquisa e Desenvolvimento metodológico: pesquisa e desenvolvimento de processos e instrumentos que apoiem as redes municipais e estaduais na formulação e gestão de políticas de educação integral. Tal eixo ancora-se no Educação Integral na Prática, no Educação Integral nas Infâncias e na metodologia Currículo na Educação Integral.

Além de terem sido elaborados com base na experiência concreta de salas de aula, escolas e secretarias de educação, o acervo metodológico do Centro de Referências em Educação Integral é disponibilizado gratuitamente para a sociedade brasileira, podendo ser utilizado, modificado e qualificado à medida que encontra novos contextos.

Saiba mais

Acesse o posicionamento das organizações parceiras do programa

Conheça algumas das ações desenvolvidas

Plataforma www.educacaointegral.org.br

O programa conta com uma plataforma virtual de atualização diária em que são produzidos e divulgados materiais de formação, experiências, metodologias para apoio a escolas, equipes de secretarias e organizações da comunidade, reportagens sobre o tema, além de um glossário e de uma agenda com eventos pertinentes à proposta.

Para garantir uma leitura atualizada e cotidiana sobre os caminhos e perspectivas da educação no Brasil, a plataforma conta ainda com uma ampla rede de parceiros de mídia, congregando notícias e agendas produzidas no país e no mundo.

Por fim, produz ainda sites e reportagens especiais para discutir temáticas caras à agenda em maior profundidade. É o exemplo da série ReviraVolta da Escola, que explora caminhos possíveis para se recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia, e o especial sobre Exclusão Escolar, que reúne estratégias de enfrentamento à exclusão escolar e de garantia do direito à educação no Brasil. 

Além do site, o Centro de Referências mantém uma página no Facebook, uma conta no YouTube, um perfil no Twitter e um no Instagram.

Plataforma Educação Integral Na Prática

O site reúne conceitos, vídeos explicativos e instrumentos para download com o objetivo de apoiar os gestores educacionais de secretarias e escolas no planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de políticas de educação integral.

Todos os conteúdos são disponibilizados gratuitamente e foram construídos com base na experiência de estados e municípios que implementaram com sucesso políticas e programas de educação integral.

Saiba mais: https://educacaointegral.org.br/na-pratica/

Currículo na Educação Integral

Apoiar redes e escolas a construírem coletivamente seus documentos curriculares e práticas pedagógicas à luz da Educação Integral é o objetivo dos conteúdos reunidos nesta plataforma, fruto de uma parceria entre o Centro de Referências em Educação Integral e o British Council.

O material apresenta os fundamentos teórico-práticos do currículo na Educação Integral e uma proposta formativa construída a partir da experiência desenvolvida pelo Centro de Referências em Educação Integral no município de Tremembé (SP) ao longo de 2018.

A fim de explorar as áreas de conhecimento, a plataforma apresenta Caminhos para a BNCC de Língua InglesaCaminhos para a BNCC de Ciências Naturais. Há, ainda, novos referenciais para avaliar políticas e programas de Educação Integral.

Saiba mais: https://educacaointegral.org.br/curriculo-na-educacao-integral/

Formações

Com base no Na Prática, o Centro de Referências iniciou, em junho de 2015, um programa de formação e assessoria a secretarias municipais e estaduais pelo Brasil. Com a colaboração de parceiros, o programa apoiou a Secretaria Municipal de Educação de São Miguel dos Campos, em Alagoas, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, a  Secretaria de Estado de Educação de Alagoas, a Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga (MG). Desde 2018, o programa apoia a secretaria municipal de Educação de Tremembé (SP), de Arari (MA) e de oito municípios do Rio Grande do Norte a desenvolverem suas políticas de educação integral.

Ainda nessa frente, o programa realiza formações específicas – presenciais e a distância – para professores e equipes escolares em práticas pedagógicas inovadoras e implementação de processos de gestão participativos e democráticos, envolvendo toda a comunidade escolar. Este foi o caso da formação nas escolas NAVE Rio e Recife, das escolas SESI de Ensino Médio em cinco estados brasileiros e a formação das equipes de organizações sociais como a Liga Solidária, em São Paulo.

O programa já formou mais de 2.000 professores e gestores e desenvolveu 15 cursos presenciais e a distância.

Seminários e atividades de sensibilização

Desde 2013, o programa realiza seminários e atividades de sensibilização abertas ao público e divulgadas na plataforma virtual e nas suas redes sociais. Entre as ações já desenvolvidas, o Centro de Referências promoveu o Seminário Comunidade e Escola: Semeando uma Cidade Educadora, a Roda de Conversa: Cidades Educadoras e Educação Integral – o que o Brasil pode aprender com a experiência de Barcelona?, Seminário Internacional de Educação Integral, e  o workshop Currículo na Educação Integral. Só em 2018, foram mais de 15 eventos organizados, articulados e apoiados. 

Apoio à produção de informação

O Centro de Referências ainda apoia a imprensa e pesquisadores no debate sobre educação integral e seus temas relacionados.  Para tanto, além do atendimento direto nos canais de comunicação do programa, é possível acessar um banco de pessoas e instituições especialistas  que discutem a temática, formando uma rede de colaboradores para a agenda.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.