Entenda os Conceitos, Princípios e Estratégias da Política de Educação Integral
Essa proposta de política de educação integral implica necessariamente um modelo de gestão integrada que apoie a implementação de estratégias de referência em três frentes: currículo e ambiente escolar,programa de formação e proposta de avaliação. Esses elementos são estruturantes dessa concepção, funcionando como propulsores do processo de transformação da rede, que essencialmente, tem como foco a garantia dos princípios constitucionais para Educação e o desenvolvimento integral dos estudantes.
Ao posicionar o estudante e seu desenvolvimento no centro do processo educativo, reconhecendo-o como sujeito social, histórico, competente e multidimensional, a Educação Integral contribui para reconectar a escola e a educação à vida dos estudantes. Quatro princípios norteiam essa concepção que busca constituir políticas e práticas educativas inclusivas e emancipatórias:
- Equidade: reconhecimento do direito de todos e todas de aprender e acessar oportunidades educativas diversificadas, a partir da interação com múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes.
- Inclusão: reconhecimento da singularidade e diversidade dos sujeitos, a partir da construção de projetos educativos pertinentes para todos e todas.
- Sustentabilidade: compromisso com processos educativos contextualizados e com a interação permanente entre o que se aprende e se pratica.
- Contemporaneidade: compromisso com as demandas do séc XXI, com foco na formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com o mundo.
Como funciona o NA PRÁTICA
O Educação Integral Na Prática é uma plataforma virtual que reúne conceitos, vídeos explicativos e instrumentos para download a fim de apoiar gestores educacionais de Secretarias e escolas no planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de políticas de educação integral.
Ela apresenta um fio lógico de implementação dividido em sete etapas, complementadas por orientações e instrumentos. Como 2a opção de acesso, é também possível utilizar os instrumentos relacionados ao fazer pedagógico da Política de Educação Integral.
Saiba mais
Acesse o Caderno 1 que apresenta em profundidade os conceitos acima
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