Aprendizado coletivo (Crowdlearning) Descubra como o conceito de aprendizado coletivo ou crowdlearning dialoga com a agenda da Educação Integral e como se traduz na sala de aula.
Arranjo Educativo Local Pensar a Educação Integral como Arranjo Educativo Local implica em considerar as características próprias de cada território, aproveitando as oportunidades educativas e respeitando as dificuldades que nele se apresentam.
Autonomia A autonomia é um dos pilares da educação integral e diz respeito ao estudante, gestores, professores e demais envolvidos no processo ensino-aprendizagem
Avaliação de aprendizagens complexas ou avaliação multimodal Esse tipo de avaliação prevê a análise conjunta de vários dados que, observados de forma integrada, podem revelar informações complexas, qualificando processos de ensino-aprendizagem
Avaliação educacional A avaliação educacional é a forma como professores medem o resultado dos processos de aprendizagem dos estudantes. Atualmente, as avaliações se dão de forma pontual, em formato de exames, que qualificam os estudantes por meio de conceitos.
Avaliação na Educação Integral A avaliação na perspectiva da Educação Integral necessariamente exige uma reflexão conceitual sobre temas como os tempos-espaços de aprendizagem, o que é qualidade de ensino e quais os métodos de atribuição de valor.
Bairro-escola Entenda esta proposta de aprendizagem compartilhada que articula e aproxima escolas, comunidades, organizações sociais, empresas e poder público, com o objetivo de promover condições para o desenvolvimento integral de indivíduos e territórios.