publicado dia 17/12/2021

Os 10 conteúdos mais lidos do Centro de Referências em 2021

por

O ano de 2021 foi marcado pelo agravamento da pandemia e da vulnerabilidade social no Brasil, bem como os preparativos e a efetiva retomada das atividades presenciais nas escolas. Esses são também alguns dos temas das reportagens mais lidas do Centro de Referências em Educação Integral no ano.

Também tiveram destaque conteúdos teóricos acerca do enfrentamento ao racismo no país e nas escolas, bem como experiências práticas de educação antirracista.

Confira, a seguir, uma seleção dos conteúdos mais lidos da plataforma ao longo do ano, que propiciaram informação, discussões e inspiração: 

10º | 2021 e os desafios que a Educação tem pela frente

Especialistas em Educação comentaram os principais assuntos em discussão na área, como a regulamentação de outros dispositivos do Fundeb e a reabertura das escolas.

9º | Pedagogiras: um curso para pensar práticas pedagógicas a partir de saberes de terreiros

O curso de extensão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) visa disseminar teorias e práticas sobre pedagogias de terreiros, fortalecer a agenda antirracista e combater o preconceito religioso que atinge os territórios de religião de matriz africana no Brasil. 

8º | As 5 lições de 2020 para pensar a Educação em 2021, segundo Gina Vieira

“Se assumirmos unicamente a narrativa de que só houve perdas, o que a gente perde é a chance de aprender”, disse Gina Vieira Ponte, professora na rede pública de Educação do DF, em entrevista que também abordou temas como educação antirracista, o papel da escola na garantia de direitos e a importância da inclusão tecnológica.

7º | Educação Antirracista

A educação antirracista é aquela que ativamente combate toda e qualquer expressão de racismo na escola e no território, reconhece e valoriza as várias contribuições passadas e atuais, em todas as áreas do conhecimento humano, de africanos e afro-brasileiros para o Brasil e o mundo. Conheça mais sobre o conceito no glossário, que também traz materiais para apoiar a implementação da educação antirracista nas escolas.

6º | Estratégias para o enfrentamento da exclusão escolar durante a pandemia

Confira uma série de orientações para a implementação de estratégias de combate à exclusão escolar em redes e escolas de forma a efetivar o direito à educação de todos e todas.

5º | Um retrato dos desafios da Educação do Campo no contexto da pandemia

Manter algum vínculo com os estudantes durante o ensino remoto emergencial é um dos maiores desafios que as escolas de todo o país enfrentam. Para a Educação do Campo, esse é um obstáculo ainda maior. Experiências de duas escolas do campo mostram a diferença que a garantia de condições faz para o ensino remoto.

4º | O que significa considerar a educação um serviço essencial no contexto da pandemia

No primeiro semestre do ano, o Congresso Nacional começou a debater o projeto de lei (PL) 5595/20, que visa incluir a educação no rol dessas atividades. O PL segue em tramitação.

3º | Professora alfabetiza crianças a partir de rodas de conversa e educação antirracista

Conheça o trabalho de Ana Paula Venâncio, professora alfabetizadora do Rio de Janeiro (RJ) que atua na perspectiva da educação antirracista. Na entrevista, ela compartilhou como as conversas com os estudantes se tornam letra e leitura em sua sala de aula.

2º | PNLD 2022 vai na contramão dos direitos de aprendizagem na Educação Infantil

Especialistas e entidades se manifestaram contra o PNLD 2022, que incentiva a escolarização da Educação Infantil por meio da compra de “obras pedagógicas de preparação para alfabetização baseada em evidências”.

1º | Consciência Negra

Consciência Negra significa reconhecer e valorizar a luta dos negros, a cultura negra brasileira e suas contribuições para a constituição de nossa sociedade. No Brasil, há uma data para celebrá-la: 20 de novembro que, além de homenagear as culturas e lutas dos povos negros, reforça a importância da sociedade como um todo refletir e agir para combater o racismo estrutural no país. Saiba mais sobre o propósito da data e a importância da escola abordar o tema o ano todo neste glossário.

Posicionamento sobre o Direito à Educação em Contexto de Pandemia

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.