publicado dia 20/02/2026
Educação Integral: 12 conteúdos sobre gestão democrática na escola
Reportagem: Ingrid Matuoka | Edição: Tory Helena
publicado dia 20/02/2026
Reportagem: Ingrid Matuoka | Edição: Tory Helena
🗒 Resumo: A gestão democrática é um dos pilares da Educação Integral. Conheça uma lista de conteúdos gratuitos para saber mais e fortalecer a sua prática na escola.
A democratização da gestão escolar é fundamental para a qualidade da Educação. Para a gestão democrática de uma escola acontecer, é preciso abrir a roda e incluir estudantes, famílias, professores, funcionários e membros da comunidade em todos os aspectos, do planejamento à avaliação. Mais do que isso: é fundamental garantir a autonomia e o protagonismo de todos nas decisões sobre a escola.
Mas como fazer isso na prática? Para apoiar gestores escolares e educadores, o Centro de Referências em Educação Integral selecionou conteúdos gratuitos e referências teóricas sobre gestão democrática e Educação Integral.
A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – famílias, professores, estudantes, funcionários e membros da comunidade – em todos os aspectos da organização da escola. Esta participação incide diretamente nas mais diferentes etapas da gestão escolar (planejamento, implementação e avaliação) seja no que diz respeito à construção do projeto e processos pedagógicos quanto às questões de natureza burocrática.
Em uma sala sem a presença do professor, os estudantes da EMEF Profª Adolfina J. M. Diefenthäler, em Novo Hamburgo (RS), começam a discutir o que querem mudar na escola. Um tapete novo, uma troca de fechadura quebrada, mudar a cor do uniforme e ir ao banheiro sem pedir autorização. Estes são alguns dos pedidos que já surgiram nas assembleias mensais realizadas por toda a comunidade escolar há 13 anos, e que tornam possível e concreta a gestão democrática.
Publicado pela primeira vez em 1997, o livro de Vitor Henrique Paro segue atual, analisando criticamente os desafios para a participação democrática na gestão escolar. O livro reúne sete ensaios, abordando aspectos como a importância da participação da comunidade nas decisões sobre a escola, além de refletir sobre o papel do diretor escolar. É possível acessar gratuitamente a publicação pela plataforma BibliOn.
A gestão democrática de uma escola deve estar presente desde a tomada de decisão sobre regras de convivência, até o currículo, equipe escolar e gestão de recursos. Saiba mais sobre o tema.
Gestão democrática da Educação
Em entrevista ao jornalista Antônio Gois, a consultora educacional Cleuza Repulho analisa a questão da gestão democrática em sintonia com a Meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE), em vigência entre 2014 e 2024.
A educadora Rozineide Souza Brasil reflete sobre os impactos das políticas públicas de Educação Integral (em especial do programa Mais Educação) em escolas públicas de Belém (PA) no livro “Gestão democrática na escola pública e o programa Mais Educação” (Editora Appris).
Ouvir jovens permite um encontro entre a ideia que muitos professores fazem de seus alunos e famílias e a realidade, condição indispensável para estabelecer uma relação de ensino-aprendizagem e uma educação integral.
A gestão democrática da escola pressupõe escutar as crianças, sobretudo as mais novas. Compreendê-las como sujeitos de direito, capazes de influenciar a vida coletiva significativamente, é o primeiro passo para criar um contexto participativo.
Jovens mobilizadores da Rede Não Bata, Eduque (RNBE), organização que visa desnaturalizar castigos físicos e humilhantes contra crianças e adolescentes, criaram o jogo “Pedras no Caminho da Participação”. Ele mostra os obstáculos e os caminhos para efetivar a participação de crianças jovens na família, na escola e na comunidade, e pode ser jogado por todos.
Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), a live reflete sobre o papel da gestão escolar e das políticas públicas educacionais na construção de respostas integradas, coletivas e eficazes às violências no cotidiano escolar.
Como a escola pode ser melhor? Como os adultos podem ouvir as crianças? Estas são algumas perguntas do jogo De Olho na Escola, da Ação Educativa, que estimula a participação de crianças e adolescentes na construção de um ambiente escolar mais democrático, a partir de brincadeiras que trazem diagnósticos e propostas.
O guia Participação dos Estudantes na Escola, do Porvir, traz dicas para professores e gestores sobre como estimular o engajamento estudantil no seu processo educacional e construir um espaço mais democrático.