publicado dia 18/12/2020

A pandemia e o papel da escola: confira os 5 conteúdos mais lidos do CR em 2020

por

A pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil praticamente junto com o ano letivo e exigiu das redes, escolas, professores, estudantes e famílias uma reorganização completa de rotinas e maneiras de lidar com os trabalhos pedagógicos.

Leia + Como cuidar do emocional dos estudantes agora e na volta presencial à escola

No Centro de Referências em Educação Integral, ficou expressa a busca por conteúdos que pudessem auxiliar a refletir sobre esse período e a nortear esse trabalho. Dentre as reportagens e artigos mais lidos, constam experiências de escolas e redes de ensino e discussões sobre o papel da escola durante a crise e na retomada das atividades presenciais.

Confira um resumo dos conteúdos mais lidos:

Como retomar as aulas presenciais após a pandemia

Secretários de Educação e especialistas compartilharam suas visões sobre como planejar a retomada das atividades presenciais das escolas de forma segura e garantindo o direito de todos os envolvidos: das crianças aos professores e demais funcionários. 

O papel da educação integral em tempos de crise, por Natacha Costa

Neste artigo, Natacha Costa, diretora geral da Associação Cidade Escola Aprendiz, reflete sobre como é possível estruturar respostas à crise decorrente do Covid-19 que observem o direito à educação durante e após este período.

Redes de educação mobilizam diferentes estratégias para realizar ensino remoto

As redes de São Paulo (SP), Manaus (AM) e Bahia compartilharam quais foram os recursos e princípios que nortearam seus trabalhos para promover o ensino remoto diante dos desafios impostos pela quarentena.

Gina Vieira: escola deve cumpria sua função social durante a pandemia

Em entrevista, a educadora defende que as escolas fortaleçam vínculos com as famílias, trabalhem com a rede de proteção e fomentem valores como empatia e solidariedade.

A importância de acolher os professores na volta às aulas presenciais

Esta experiência da rede municipal de Educação de Açailândia, no Maranhão, destaca que é preciso acolher os professores antes de dar início às atividades presenciais.

Para ler mais conteúdos sobre os desafios e possibilidades para a Educação em 2021, acesse a plataforma da #ReviravoltaDaEscola, uma campanha que une vozes e olhares para apoiar redes, escolas e territórios a repensarem formas de atuação. 

Não voltar, recriar a Escola