publicado dia 17/11/2020

Acompanhe o lançamento do manifesto “Ocupar escolas, proteger pessoas e valorizar a educação”

19/11/2020

Para encarar os desafios que a pandemia impõe aos educadores, crianças, adolescentes e suas famílias, é preciso uma atuação coletiva e intersetorial. É com esse intuito que a Avante – Educação e Mobilização Social e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) se unem a outras 26 instituições de referência de ambas as áreas para elaborar o manifesto “Ocupar escolas, proteger pessoas e valorizar a educação”. O lançamento do documento ocorre nesta quinta-feira, 19, a partir das 17h, pelo canal do Youtube da Avante.

Leia + Pandemia reforça a importância da atuação em rede para garantir o direito à educação

O objetivo do manifesto é ampliar a discussão para além de protocolos sanitários e decisões sobre reabrir ou não as escolas. A preocupação está em fazer da pandemia uma oportunidade para garantir que a escola cumpra seu papel enquanto um equipamento público, patrimônio social e ativo comunitário, a partir da concepção de uma educação “como construção de valores e a escola como espaço de criatividade e compartilhamento, de formação cidadã, de uma visão crítica da sociedade, de promoção de uma cultura de paz, solidariedade e colaboração”. 

O evento online contará com mediação de Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante e interlocutora da instituição na redação do manifesto. Os convidados são Naomar de Almeida Filho, titular da Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados/USP, vice-presidente da Abrasco e ex-reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia; e Estela Aquino, professora titular do ISC/UFBa e integrante da Coordenação-Executiva da Rede CoVida – ciência, informação e solidariedade.

O debate faz parte da websérie Conexões, promovido pela Avante, e que visa promover uma visão crítica sobre a volta às aulas no pós-pandemia, destacando a importância da territorialização do debate, a visão de escola, os direitos das pessoas com deficiência, dentre outros assuntos de grande relevância nesta análise.

Acompanhe aqui o debate ao vivo no dia 19/11, a partir das 17h:

O quê

Lançamento do manifesto “Ocupar escolas, proteger pessoas e valorizar a educação”

Quando

19/11/2020 entre 17:00 e 18:00

Onde

Canal do Youtube da Avante

A Busca Ativa Escolar em tempo de Coronavírus

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.