publicado dia 29/11/2022

Miguel Arroyo: “Quando esquecemos que trabalhamos com humanos, esquecemos da nossa humanidade”

por

“Quando esquecemos que trabalhamos com seres humanos, também esquecemos da nossa própria condição de docentes humanos. Precisamos reinventar a humana docência ou não reinventaremos a formação humana integral”, disse Miguel Arroyo, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante o 1º Seminário Nacional de Educação Integral.

Leia + O Brasil de Paulo Freire está de volta. E agora, quais caminhos trilhar na Educação?

O educador participou remotamente do evento, que ocorreu nos dias 25 e 26 de novembro em Diadema (SP), e falou sobre os pontos que precisam ser garantidos para estruturar uma educação integral de fato.

O 1º Seminário Nacional de Educação Integral é organizado pela Prefeitura de Diadema (SP), pela Secretaria Municipal de Educação de Diadema, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pelo Observatório Nacional de Educação Integral, Cidade Escola Aprendiz e o Centro de Referências em Educação Integral.

Para ele, o ponto de partida está em compreender o contexto histórico, social e político em que a educação integral se dá. “Nunca entenderemos a educação integral se não entendermos os processos brutais de desumanização integral com que tantas crianças, adolescentes, jovens e adultos são ensinados”, disse. 

Tampouco adianta ampliar o tempo de escola, explicou Miguel Arroyo, se for para fazer mais do mesmo, apenas estendendo o tempo de exposição dos estudantes a uma educação bancária. “Isso é reduzir o processo de formação do ser humano a processos regulares de escolarização”.

Nessa empreitada, também é fundamental, em cada tempo humano, olhar para suas diversidades. Isso porque não existe uma única infância, adolescência, juventude ou vida adulta, dada a variedade humana e de contextos e culturas no território brasileiro, bem como os diferentes períodos de desenvolvimento e desafios que cada etapa apresenta.

“Como dar conta da especificidade de cada tempo humano? A formação social, cultural, ética, identitária é muito diferente em cada tempo e a nossa tradição pedagógica, que se orienta pelos tempos escolares, não respeita os tempos humanos”, pontuou o especialista. 

Educação integral: o que ela significa? 

Durante o debate, o educador também se dedicou a definir as dimensões que compõem uma educação integral, termo que ganhou vários significados em nossa sociedade:

Formar sujeitos sociais. “Para garantir o letramento, matamos a socialização, silenciamos as crianças, mas a nossa formação humana integral se dá na relação social com o outro”.

Formar sujeitos políticos. “Somos membros da pólis e é preciso formar cidadãos aptos a viver e agir em sociedade”.

Formar sujeitos culturais. “Os currículos têm que ser pensados como sínteses da cultura, que os governos temem mais do que a própria Educação por sua potência”.

Formar sujeitos éticos. “É uma das formações mais fundamentais. Não se trata de olhar o outro como alguém sem valores ou como um trabalho de moralização. Temos que pensar como formar infâncias e adolescências reconhecendo sua moral, sua ética e fortalecer sua condição humana”. 

Formar sujeitos identitários. “Mais de 80% das crianças, adolescentes, jovens e adultos das escolas são negros. Para resistir ao racismo estrutural, temos que formar os estudantes em suas identidades de raça, gênero e classe”.

Assista aos dois dias de evento e leia as demais reportagens de cobertura do 1º Seminário Nacional de Educação Integral:

Educação integral é chave para enfrentar os atuais desafios do Brasil

Caminhos para recuperar a perspectiva integrada da Educação Básica

Educação integral não se faz sem intersetorialidade; entenda

Como a política educacional pode contribuir para a redução das desigualdades

Parceria entre universidades e escolas apoia na efetivação do direito à educação integral

Educação integral e tempo ampliado no Ensino Médio: quais modelos promovem direitos?

Jaqueline Moll defende educação integral para garantir direitos e reconstruir o país

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.