Projeto Bem-Te-Lí contribui com a educação e cultura do município de Campos Sales, no Ceará

Publicado dia 10/01/2014

Iniciativa: Nas Asas do Bem-Te-Lí

Pública ou Privada: 3º setor

O retrato educacional de Campos Sales, cidade localizada na região do semiárido nordestino, sertão do Cariri, estado do Ceará, não é dos melhores. O município possui Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) abaixo da média nacional, 3,7 e 3,4, respectivamente, no ensino fundamental I e II*, indicador que reflete o baixo nível de escolaridade e de aprendizagem, agravado pela precária existência de equipamentos culturais e educacionais na região e defasagem de oportunidades de leitura. À realidade também recai desafios de ordem socioeconômica que incluem índice de pobreza, desigualdades e exclusão.

Foi sobre este cenário que se debruçou o Conselho de Pais de Campos Sales, em 2007. Com o intuito principal de contribuir com o desenvolvimento comunitário e trazer às crianças e adolescentes da região perspectivas futuras a partir da oferta de possibilidades educativas, lançou o projeto Nas Asas do Bem-Te-Lí, favorecendo experiências cidadãs, no espaço de leitura Floresta do Bem-Te-Lí, reconhecido pelo Ministério da Cultura como ponto de cultura.

O objetivo da iniciativa é fomentar novos espaços e oportunidades leitoras e também incorporar ações de lazer e cultura para que não só crianças e adolescentes, mas toda a comunidade, possam se desenvolver no âmbito educacional e cultural. Para tanto, oferece um acervo bibliográfico fixo, na sede do Conselho, com obras de gêneros diversos disponíveis para empréstimo. Além disso, conta com uma equipe de mediadores de leitura e voluntários que organizam atividades de acompanhamento pedagógico que incluem aulas de reforço escolar e oficinas educativas.

Desenvolvimento integral

Todas as atividades do Projeto Bem-Te-Lí dialogam com a educação integral e são desenvolvidas tendo em vista a promoção da cidadania, a convivência democrática, o reconhecimento das diferenças e o exercício da igualdade. O eixo artístico-cultural, composto por oficinas de música, canto, dança, artes cênicas, produção de poesias e literatura de cordel, se desenvolve em conjunto com o socioeducativo que prevê reuniões sistemáticas, grupos de estudos e debates com dinâmicas interativas.

O Cine Trilhas das Artes promove exibições audiovisuais aos participantes. Ao término das sessões, são propostos momentos de pesquisa e debate que treinam o olhar das crianças e adolescentes para a arte e sua multiplicidade de sentidos, seja ela erudita, popular, nacional, local ou internacional. A proposta também busca trabalhar a relação entre a arte e a realidade do território com vistas à transformação por meio de uma postura crítica e participativa.

As famílias dos participantes também são bem-vindas no projeto. Além de poderem participar das oficinas educacionais e culturais, que promovem relações intergeracionais, podem desfrutar da Brinquedoteca, espaço que possibilita a participação conjunta de familiares, crianças e adolescentes em atividades lúdicas e jogos cooperativos. Essas atividades têm como objetivo fortalecer os vínculos afetivos entre as famílias e a comunidade, em geral. A manutenção do projeto é feita a partir da parceria com diversos atores locais, sendo as escolas e a comunidade importantes contribuintes no processo.

Pelo território

DSC04361Uma vez por mês, as ruas de Campos Sales são tomadas pelo cortejo do Nas Asas do Bem-Te-Lí. É a atividade Mala da Fantasia – Folguedos na Rua. Nesses momentos, os participantes – crianças, adolescentes e adultos – conzudem folguedos e brincadeiras populares pelas ruas de Campos Sales. As apresentações, geralmente feitas em praças ou escolas públicas, tem como principal objetivo contribuir com a vivência e colaboração entre o grupo e também colocá-lo em contato com a cultura local. São comuns apresentações de cordelistas, repentistas, grupos musicais, de reisado e pastoril, rodas de contos e danças.

Início e duração: 2007 até os dias atuais.
Local: Campos Sales (CE)
Responsáveis: Conselho de Pais de Campos Sales
Envolvidos e parceiros: Escolas e comunidade local
Financiamento: O projeto recebeu apoio financeiro da Fundação Itaú Social, por meio da 10ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, no qual foi vencedor de etapa regional.  Recebe ainda financiamento da  Child Fund Brasil / Fundo para Crianças.

Principais resultados

Desde a implantação do projeto, é possível notar o aumento de 30% do fluxo de usuários e consequente empréstimo de livros na sala de leitura. Outra medição possível acontece por meio do patrocínio sistemático do Child Fund Brasil / Fundo para Crianças, uma das formas de manutenção do projeto. Os participantes são apadrinhados pela instituição e, em contrapartida, o projeto se encarrega de enviar relatórios de desenvolvimento a partir das atividades. Com isso, é possível notar a maior participação de familiares nas atividades de leitura e dramaturgia e também maior adesão dos alunos, que atualmente leem média de cinco livros por mês.

Prêmio Itaú Unicef O Projeto Nas Asas do Bem-Te-Li Favorecendo Experiências de Leitura Cidadão foi um dos quatro projetos vencedores da Regional Salvador, que compreende os Estados do Nordeste do País, na 10ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef. Saiba mais.

*Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais  – INEP/ Dados de 2010

Livros para todas as etapas do desenvolvimento de crianças e adolescentes

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.