publicado dia 02/12/2021

Juarez Xavier fala sobre a importância da escola no combate ao racismo; assista

por

Hora do Intervalo de novembro recebeu o professor Juarez Tadeu de Paula Xavier para discutir educação antirracista. O educador explicou por que ela se faz tão necessária no contexto brasileiro e de que forma ela promove o combate ao racismo nos espaços escolares e na sociedade.

Leia + Consciência Negra: o que é e qual sua relevância para a Educação?

“Precisamos de uma escola que conte a história da presença negra no Brasil não como subalterno, não como escravo, mas como ser humano escravizado, que já tinha uma história extraordinária na África e graças a isso contribuiu decisivamente para a constituição desse país, do ponto de vista civilizacional. Não fosse a presença negra nesse país, ele não seria o que é hoje. Precisamos de uma escola para dissolver essa percepção distorcida de uma suposta inferioridade biológica do negro, que não existe, e de uma não constituição de civilização das populações negras. Muito pelo contrário, foram as civilizações africanas que civilizaram a cultura grega, e que civilizou por extensão o ocidente. Esses dados são importantes para que o negro possa restituir sua humanidade na sociedade brasileira, por isso a educação antirracista é decisiva”, disse Juarez.

O especialista é professor na graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), membro da comissão de averiguação das autodeclarações para pretos e pardos no vestibular, coordenador do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Observação em Economia Criativa (NeoCriativa), que estuda mídia, artes urbanas, tecnologia social e relações interseccionais de gênero, classes e étnico-raciais, e vice-diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, na cidade de Bauru.

Assista à conversa na íntegra pelo perfil do Centro de Referências em Educação Integral no Instagram (@cr.educacaointegral).

Conheça algumas experiências de educação antirracista:

Professora alfabetiza crianças a partir de rodas de conversa e educação antirracista

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.