publicado dia 29/10/2015

Seminário debate políticas de promoção de equidade no ensino médio

08/12/2015

Como a escola pública brasileira lida com as demandas e especificidades da juventude no ensino médio? Quais boas práticas curriculares, executadas a partir da gestão, vêm sendo implementadas no país? Como trabalhar com adolescentes de modo a combater desigualdades históricas que os afetam, vinculadas a raça, renda, trabalho e gênero e promover a equidade no Ensino Médio?

Essas são algumas das perguntas a serem debatidas dentro do I Seminário Técnico Equidade e Educação Integral no Ensino Médio, que será realizado dia 8 de dezembro de 2015, em São Paulo.

O evento trará para o debate os resultados da primeira etapa de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referências em Educação Integral, com apoio do Instituto Unibanco. O estudo colheu cerca de 30 experiências de boas práticas promotoras de equidade no ensino médio no Brasil e no mundo, privilegiando a reflexão sobre as experiências nacionais. Todos os textos foram publicados ao longo deste ano na plataforma do Centro de Referências.

Um dos diferenciais da pesquisa foi buscar iniciativas transformadoras em escolas da rede pública que tenham se iniciado com o comprometimento da gestão da escola, tornando-se uma política transversal, sólida e integrada dentro do projeto político pedagógico da instituição, atravessando, assim, todo corpo docente e comunidade escolar.

O seminário será distribuído em diversas atividades. Primeiro, uma apresentação dos resultados, a cargo da pesquisadora Ângela Meirelles, da gestora do Centro de Referências em Educação Integral, Julia Dietrich e da editora da plataforma do programa, Dafne Melo.

Em outro momento, será aberto um debate com a presença do parecerista Elie Ghanem e outros três especialistas. Gestores de algumas escolas presentes na pesquisa também participarão do evento, compartilhando com o público os desafios e conquistas na implementação dessas políticas.

A participação no seminário é fechada para convidados, entre os quais estarão representados movimentos sociais, poder público e organizações da sociedade civil.

O quê

I Seminário Técnico Equidade e Educação Integral no Ensino Médio

Quando

08/12/2015

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.