publicado dia 06/09/2022

Especial “Gênero na Escola” traz materiais gratuitos para uma educação que promova a igualdade de direitos

por

Por uma educação democrática, que apoie a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, e promova o bem de todas as pessoas sem preconceitos de origem, raça, sexo, gênero, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, o Portal Catarinas lançou o especial Gênero na Escola, que traz  uma série de atividades informativas e materiais gratuitos.

Leia + STF derruba lei que proibia debater questões de gênero na escola; entenda

O especial surge no contexto de ameaças, perseguições e censuras a educadores de todo o Brasil, acusados de “doutrinar” estudantes por meio da “ideologia de gênero”, um termo criado para incitar pânico moral sobre temas sensíveis e importante para nossa sociedade.

Para fortalecer a jurídica brasileira, que defende a liberdade de ensino, o pluralismo de ideias e a liberdade de aprender e ensinar, além das decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2020, que consideraram inconstitucionais as leis que tentam coibir a liberdade de cátedra das professoras(es), o Portal lançou materiais sobre o tema.

Há um vídeo didático explicando a inconstitucionalidade das perseguições e as estratégias de defesa caso um docente sofra alguma forma de cerceamento, três reportagens aprofundadas acerca do tema e a cartilha “Como defender-se das censuras ao debate de gênero, sexualidade e raça nas escolas?”, que será disponibilizada em setembro para download gratuito no Portal Catarinas.

No mesmo mês, também será realizada uma roda de conversa em uma instituição de educação pública em Florianópolis (SC) e uma live com especialistas nas redes sociais do Catarinas. Em outubro, estará disponível para download no Portal Catarinas um relatório com a sistematização dos dados da pesquisa realizada ao longo dos últimos meses, como o levantamento das leis e do avanço jurídico contra a censura nas escolas.

Assista ao vídeo “Gênero na Escola: como se defender em caso de ameaça?”:

Por meio das Artes, professora aborda questões raciais e de gênero na Educação Infantil

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.