publicado dia 26/08/2022

Escola de Mudadores ajuda a preparar jovens para o voto responsável

por

Mais de 80% dos jovens estão preocupados com os problemas socioambientais, 41% acreditam que votar nas próximas eleições é a forma mais eficaz de contribuir para resolver esses problemas e 90% gostariam de saber mais sobre como agir para mudar o mundo, de acordo com uma pesquisa do Think Twice Brasil realizada em fevereiro deste ano. A partir desta constatação, a organização lançou a Escola de Mudadores, que visa apoiar jovens brasileiros a se prepararem para o exercício do direito ao voto este ano.

Leia + Muito além do 7 de Setembro: Conheça outras histórias de luta pela independência do Brasil

A plataforma virtual é suprapartidária, sem fins lucrativos e gratuita. Entre os conteúdos disponíveis, há trilhas de aprendizagem sobre autoconhecimento, direitos humanos, democracia, não violência, desigualdades, fake news e meio ambiente.

Elas mesclam videoaulas dinâmicas e materiais de apoio, com sugestões de exercícios e reflexões para os jovens e os educadores. A iniciativa ainda oferece oficinas para o uso da plataforma e encontros on-line com educadores das Secretarias Estaduais de Educação para aprofundamento das temáticas.

Quem fez a Escola de Mudadores acontecer?

Entre as organizações envolvidas, além da Think Twice Brasil, estão  Pepita, ICS, Instituto Arapyaú, Uma Concertação pela Amazônia, Renova Br, Plan International Brasil, Sou da Paz, Carlotas, Serenas, Newa, Jornada X, Ser Antirracista e Instituto Aurora.

Toda a formação foi pensada para facilitar as interações, aproximar quem pensa diferente e ser um canal de diálogo crítico e não violento, além de ajudar os adolescentes a reconhecerem sua potência de mudança.

“A ideia é que as videoaulas possam ser reproduzidas em sala de aula, discutidas com profundidade e que as reflexões atravessem os muros das escolas e sejam levadas pelos alunos em qualquer espaço de forma não violenta”, explica Gabriele Garcia, idealizadora do Projeto e fundadora do Think Twice Brasil, organização de impacto que promove educação em direitos humanos, cultura de paz e engajamento cívico.

No site da Escola de Mudadores também é possível baixar gratuitamente o Mini Manual de Mobilização de Mudanças, que apoiará as lideranças a engajarem suas comunidades na agenda socioambiental.

A primeira formação de jovens embaixadores da Escola de Mudadores aconteceu em junho e reuniu pessoas de diferentes estados brasileiros com idades entre 16 e 26 anos, para discutir e aprofundar os temas da trilha de aprendizagem. ”O grande diferencial do projeto é que todo o conteúdo das videoaulas está sendo cocriado em parceria com os jovens, com especialistas e organizações da sociedade civil“, destaca Gabriele.

Construir a democracia é tarefa cotidiana da educação, diz Helena Singer

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.