publicado dia 26/11/2018

Ana Mae Barbosa e a educação por meio da arte

por

Ana Mae Barbosa enxergou nas artes muito além da estética, a criatividade ou seu potencial crítico e transformador. Viu nela a oportunidade de aprender e educar. No Brasil, é reconhecidamente a pioneira na propagação da arte-educação nas escolas do País, combatendo a noção de que só a elite pode produzir arte.

Especial Educadores, do Centro de Referências em Educação Integral, traz 10 especialistas fundamentais para compreender a educação integral e a importância da escola pública no Brasil.

Para a educadora, aprender por meio da arte faz parte de uma educação integral, inclusive porque ajuda a desenvolver outras áreas do conhecimento, uma vez que os estudantes precisam mobilizar diversas habilidades, como a capacidade de interpretação, criatividade, imaginação, e os aspectos afetivos e emocionais, além da própria inteligência racional e das habilidades motoras.

Ana Mae Barbosa também propõe que, nas escolas, o ensino das artes não seja posto como uma disciplina complementar, mas que se faça como uma ferramenta de aprendizagem de todas as disciplinas. A partir desse conceito, as escolas podem recorrer à música ou à pintura para aprender, por exemplo, Literatura.

Aluna de Paulo Freire, desenvolveu um método de ensinar por meio da arte, conhecido como Abordagem Triangular, que se sustenta em três pilares: conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte.

Além disso, a arte-educadora defende a necessidade da existência, nas escolas, de educadores atualizados, artistas e acesso aos trabalhos contemporâneos para que os estudantes consigam atingir o máximo do desenvolvimento integral.

Assista a uma entrevista com Ana Mae Barbosa:

Atualmente, Ana Mae Barbosa é professora titular aposentada da Universidade de São Paulo (USP), atuando no Doutorado em Ensino e Aprendizagem de Arte, que implantou na Escola de Comunicações e Artes, e nos Mestrados e Doutorados em Design, Arte e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi.

Amplamente premiada, Ana Mae também lecionou em universidades inglesas e americanas, foi curadora de exposições e palestrante em mais de 30 países, e recebeu o título de doutora honoris causa pela Universidade Federal da Paraíba e de Ícone da Educação, pelo Instituto Europeu de Design.

A educadora é responsável pelo crescimento da arte-educação no Brasil, que ganhou a academia, os museus, escolas e equipamentos culturais do País. Agora, ela luta para que o direito à arte se concretize e cada vez mais crianças e adolescentes possam exercer sua criatividade de diferentes maneiras e em variados espaços.

Ana Mae Barbosa, pioneira da arte-educação no Brasil

Saiba mais

Obra Som Gesto Forma e Cor: Dimensões da Arte e Seu Ensino

Obra Redesenhando o Desenho: Educadores, Política e História

Obra Ensino da Arte: Memória e História

Artigo Arte-Educação no Brasil: realidade e expectativas futuras

Pioneira da arte-educação, Ana Mae Barbosa reforça: “Todo artista tem o que ensinar

5 artistas africanos para pensar arte e território

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.