Especial Educadores

Especial Educadores, do Centro de Referências em Educação Integral, traz 10 especialistas fundamentais para compreender a educação integral e a importância da escola pública no Brasil. Confira os perfis e entenda suas contribuições:

Nísia Floresta

Nísia Floresta, pioneira no direito à educação das mulheres

No Brasil imperial do século XIX, Nísia Floresta foi a primeira educadora a defender o direito à educação científica para as meninas no Brasil.

Especial educadores: Anísio Teixeira, o criador da escola pública

Anísio Teixeira e a democratização da escola brasileira

O educador Anísio Teixeira foi responsável pela criação, no Brasil, da escola pública como conhecemos hoje: gratuita, laica e para todos.

darcy ribeiro

Darcy Ribeiro e a defesa da escola pública

Darcy Ribeiro deixou enormes contribuições para a causa indígena, da escola pública e para a defesa do desenvolvimento integral dos estudantes com a criação dos CIEPs.

Florestan Fernandes e a liberdade de ensinar

Fundador da Sociologia crítica no Brasil, Florestan Fernandes analisava a Educação a partir dos problemas sociais do País.

Paulo Freire: a educação como prática da liberdade

Além de referência internacional no campo da alfabetização, Paulo Freire ergueu os pilares para a educação crítica e autônoma ante a educação bancária.

Maria Nilde Mascellani

A escola inovadora de Maria Nilde Mascellani

A educadora brasileira Maria Nilde Mascellani foi responsável pela implementação de propostas de integração curricular ainda hoje consideradas inovadoras.

miguel arroyo

Miguel Arroyo: pluralidade como condição para educação integral

Pensador de uma proposta de educação popular, Miguel Arroyo é um dos maiores defensores da educação integral nas políticas educacionais brasileiras.

Ana Mae Barbosa

Ana Mae Barbosa e a educação por meio da arte

Pioneira da arte-educação no Brasil, Ana Mae Barbosa revolucionou a forma de enxergar e fazer a música, desenhos e pinturas com crianças na escola.

Jaqueline Moll

Jaqueline Moll: educação integral, uma nova forma de viver a vida

Responsável pela criação e implementação do programa Mais Educação no País, para Jaqueline Moll a educação deve ser pensada na perspectiva das comunidades.

Macaé Evaristo

Macaé Evaristo e a luta por diversidade na educação

A educadora Macaé Evaristo atua nas salas de aula e na política pública por uma escola inclusiva, que ouça as juventudes e se conecte ao território.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.