publicado dia 20/07/2021

Grupo de teatro convida estudantes a assistirem a uma peça online sobre meio ambiente e humanidade

De 05/08/2021 até 23/09/2021

Já pensou em aproveitar uma atividade online com os estudantes para assistir a uma apresentação de teatro? Essa é a proposta do grupo Esparrama, que pesquisa sobre a relação entre o teatro, as infâncias, a educação e as cidades.

Leia + Por meio das Artes, professora aborda questões raciais e de gênero na Educação Infantil

Ao longo de agosto e setembro, a trupe vai realizar uma série de transmissões do espetáculo “FIM?”, que trata de diversas perspectivas sobre o fim do mundo, tanto pela perspectiva do meio ambiente e da sustentabilidade, quanto do fim do mundo decorrente da falta do encontro do ser humano com o seu outro, que acontece pela falta de diálogo, de afetos e de empatia. A peça tem 50 minutos de duração e classificação indicativa a partir de 4 anos.

Para garantir a participação de sua turma, inscreva-se aqui!

Após as exibições, serão realizadas lives paradidáticas, que fazem parte do projeto Circulação do FIM, contemplado pela 11ª edição do Prêmio Zé Renato, e têm duração aproximada de 40 minutos. O objetivo é dialogar com o público que assistiu à transmissão online sobre os temas abordados pela obra e, além disso, apresentar para as crianças curiosidades sobre os detalhes técnicos envolvidos em uma criação teatral.

Professores de escolas públicas de todo o Brasil podem se inscrever para agendar a participação da turma em uma das transmissões que acontecerão nos dias 05, 06, 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de agosto e 02, 03, 09,10,16, 17 e 23 de setembro, sempre às 15h. Os espetáculos que acontecem às quintas-feiras terão tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Após concluída as inscrições, as orientações para o acesso ao link das transmissões serão enviadas por e-mail.

As escolas participantes localizadas no município de São Paulo também receberão gratuitamente materiais paradidáticos impressos para estudantes e em formato virtual para os professores. Elaborado pelo Grupo Esparrama, em parceria com a pedagoga Laila Sala e a ilustradora Marina Silva, os conteúdos dialogam com a BNCC e as ODSs e possuem atividades lúdicas para as crianças a partir dos temas discutidos no espetáculo.

Também serão disponibilizados um site para o acesso a materiais exclusivos para professores, afim de aprofundar as possibilidades destes temas em sala de aula, e vídeos de apoio realizados pelos palhaços do grupo abordando temas e propostas de atividades.

Sobre o espetáculo FIM?

O espetáculo FIM? foi criado em 2016 e recebeu o *Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (Melhor Espetáculo na categoria Sustentabilidade), foi eleito o melhor espetáculo Infantil do ano pelo voto popular do *Guia da Folha de SP e, também, eleito o segundo melhor espetáculo infantil do ano pelos críticos do jornal *Estadão, além disso, foi indicado ao *Prêmio Governador do Estado 2017.

Conheça a história: O mundo acabou. Tudo está destruído e só sobraram lixões, campos de guerra, estranhos muros, restos lamacentos de um rio doce e… Duas baratas: Beatriti e Margueriti que, juntas, comemoram este fim. Elas acreditam que agora o mundo será apenas das baratas. Mas o que elas não sabem é que outros dois seres esquisitos e muito atrapalhados também sobreviveram: os palhaços Batatinha e Nerdolino, que agora perambulam pelo mundo com um mapa, uma semente e muita esperança. Empenhados em encontrar um novo começo para a humanidade, eles não desconfiam que estão sendo observados pelas baratas, que criarão divertidas armadilhas para “ajudá-los” a entender que o mundo delas é bem melhor sem eles… Será o Fim?

Sobre o Grupo Esparrama

Criado em 2012, o  Grupo Esparrama  tem um intenso histórico de criação teatral voltado para a pesquisa sobre a interação entre teatro, infâncias, cidade e educação. Recebeu diversos prêmios e indicações nos: *Prêmio APCA* 2018, *Prêmio São Paulo de Incentivo de Teatro Infantil e Jovem 2013, 2015 e 2018, , *Prêmio Governador do Estado de SP 2017, Melhores do ano nos *Guias da Folha e do Estadão 2016 e *Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro 2013.

Além disso, já foi contemplado por importantes editais como: PROAC Circulação de Artes Cênicas para Rua – 2018, *11º Bienal de Arquitetura de SP – 2017, 29º Edital de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo – 2016, Prêmio Teatro Alfa Criança – 2013, 2015 e 2016, *Viagem Teatral SESI* 2013, 2014 e 2016, *2º Prêmio Zé Renato – 2015 e  *Rumos Itaú Cultural 2014,* Mosaico Teatral do *SESCOOP  em 2014, 2015, 2016 e 2017.

O quê

Exibição online do espetáculo FIM?

Quando

De 05/08/2021 às 15:00 até 23/09/2021 às 16:30

A represa como quintal: como o projeto Navegando nas Artes estreita relação entre crianças e natureza

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.