publicado dia 24/05/2019

Desafio Criativos da Escola convida alunos a transformarem sua realidade

De 30/05/2019 até 30/06/2019

A 5ª edição do Desafio Criativos da Escola convida crianças e jovens a criarem projetos que promovam histórias de mudanças e tragam soluções para questões que afetam suas escolas, comunidades ou mesmo municípios onde moram.

Leia + Projeto estimula alunos a pensar em ações para solucionar problemas do território

A inscrição no prêmio é gratuita e pode ser feita pelo site do Criativos da Escola até 30 de junho. Podem participar estudantes do Ensino Fundamental e Médio, além de educadores de todos os municípios do país e que desenvolvam projetos em escolas públicas, privadas, organizações não-governamentais, coletivos, movimentos e associações comunitárias.

Os critérios para seleção priorizam protagonismo, empatia, trabalho em equipe e potencial de transformação social.

Para auxiliar os educadores interessados em promover experiências de transformação protagonizadas por seus alunos, o Criativos da Escola disponibiliza um material de apoio, além de textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com a prática dentro e fora da sala de aula.

Para os estudantes, há o jogo de cartas “A Missão“, um baralho que tem como propósito estimulá-los a ultrapassar desafios para a concretizar suas iniciativas. Outra fonte de inspiração são os programas do canal do Criativos da Escola no YouTube.

Premiação 

Três estudantes e um educador das sete iniciativas selecionadas embarcarão para a Itália em novembro, ao lado da equipe do prêmio, que arcará com todos os custos da viagem.

Em Roma, o grupo de estudantes trocará experiências com cerca de três mil estudantes que também estão implementando soluções transformadoras dentro e fora de suas escolas.

As crianças e jovens participarão da Conferência Global de Crianças e Jovens “Eu Posso”, com a presença do Papa Francisco, artistas e demais lideranças mundiais, e viverão uma imersão em escolas locais com adolescentes italianos que participam do movimento global Design For Change  – que deu origem, no Brasil, ao Criativos da Escola – criado pela educadora e designer indiana Kiran Bir Sethi.

Confira o vídeo realizado pelos estudantes premiados no Desafio Criativos da Escola 2018:

O quê

Desafio Criativos da Escola

Quando

De 30/05/2019 até 30/06/2019

Inscrições

13/03/2019 - 30/06/2019

Mais informações

criativosdaescola.com.br

Diálogo entre escola e território propicia oportunidades educativas

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.