publicado dia 06/03/2025

10 lives para saber mais sobre Educação Integral

Reportagem:

🗒 Resumo: Conheça uma seleção de lives sobre Educação Integral para saber mais sobre tempo integral, gestão democrática, combate ao racismo e Educação Inclusiva. 

Materializar a concepção da Educação Integral demanda repensar todas as dimensões de uma escola e colocá-las em prática diante de contextos muito particulares.

Leia mais

Para ajudar nessa tarefa, o Centro de Referências em Educação Integral selecionou lives com a participação de especialistas de diferentes áreas e do Brasil todo que discutem temas estruturantes para a Educação Integral.

As lives debatem para que serve o tempo integral, como implementar políticas e programas garantindo o combate ao racismo e a inclusão de todos os estudantes. 

Também há conversas sobre currículo e planos de aula, formação docente, infraestrutura e como envolver toda a comunidade e família nas decisões da escola e com o apoio de outras políticas públicas, como a Saúde e a Assistência Social.

Confira as lives a seguir: 

1. Para que serve mais tempo na escola? 

Nesta live, Raquel Franzim, Coordenadora-Geral de Educação Integral e Tempo Integral no Ministério da Educação, Patricia Mota Guedes, Superintendente do Itaú Social, e Fernando Mendes, Gestor do Centro de Referências em Educação Integral, debatem o papel da extensão da jornada escolar no contexto brasileiro.

A conversa também detalhou o Material de Apoio à Formulação e Implementação de Políticas e Programas Municipais de Educação Integral

Em formato de ebook, o material está disponível gratuitamente para download e foi produzido pelo Centro de Referências em Educação Integral, em diálogo com o Ministério da Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação e apoio do Itaú Social.

2. Tempo integral com equidade

O que é o tempo integral na concepção da Educação Integral? Como implementar a jornada estendida diante dos vários desafios que estudantes, escolas e redes enfrentam? 

Claudia Cristina Pinto Santos e Fernando Mendes debateram estes e outros pontos acerca de um tempo integral que possa promover direitos, e não desigualdades.

3. Combate ao racismo

Como combater o racismo nas várias dimensões do desenvolvimento integral dos sujeitos — física, social, emocional, cultural e intelectual?

Nesta live, Jaqueline Lima Santos, professora e consultora em equidade racial e de gênero, e Renata Grinfeld, formadora e coordenadora pedagógica na Roda Educativa, detalham os vários aspectos a serem observados para efetivamente enfrentar o racismo.

As convidadas se basearam nas Diretrizes de Educação Integral Antirracista, publicação gratuita que traz conceitos e práticas da Educação Integral e da Educação para as Relações Étnico-Raciais.

4. Educação Inclusiva e tempo integral

A Hora do Intervalo discutiu como garantir o direito à Educação dos estudantes com deficiência com a ampliação da jornada escolar, com a participação de Nathália Meneghine, professora na Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora (MG), e Bianca Ramos, coordenadora de Desenvolvimento Institucional do MAIS/Movimento Down.

5. Flexibilização curricular

A flexibilização curricular, ao contrário de uma adaptação do currículo, beneficia a todos – desde os estudantes que são alvo da Educação Especial até o próprio trabalho docente. 

Para explicar como funciona esse currículo pensado para todos e cada um dos estudantes, considerando suas particularidades e o território, o Seminário Educação Integral em Debate 2024 ouviu Amanda da Paixão Montenegro (Centro de Referência em Educação Inclusiva do Sesc Senac RJ), Beatriz Benedito (Instituto Alana) e Rodrigo Hübner Mendes (Instituto Rodrigo Mendes).

6. Matriz curricular 

Educadores e gestores escolares de Almirante Tamandaré (PR), São Luís (MA) e Belo Horizonte (MG) compartilham como construíram a Matriz Curricular na Educação Integral garantindo a participação de todos, a escuta das infâncias e a integração entre todas as dimensões do currículo.

7. Formação docente 

Como formar professores e profissionais da Educação para atuar em coletivo na perspectiva da Educação Integral?

O tema foi o centro da conversa entre Daniel Puig (Universidade Federal do Sul da Bahia), Natane Sousa (Instituto Rodrigo Mendes), Angela Maria Carneiro Silva e Maria Vânia Melo Lima durante o Seminário Educação Integral em Debate 2024.

Durante a live, Angela e Maria Vânia também compartilharam experiências desenvolvidas em Paraupebas (PA).

8. Infraestrutura 

No Seminário Educação Integral em Debate, que aconteceu no dia 22 de novembro de 2024, Miriam Abramovay (Flacso), Paula Mendonça (Instituto Alana) e Rachel Trajber (Cemaden Educação) discutiram como refletir e implementar ações para reorganizar os tempos, espaços e recursos com equidade.

9. Relação escola-comunidade e intersetorialidade 

Durante o Seminário Educação Integral em Debate, Fred Amâncio (Secretário de Educação do Recife), Glaucia Vieira (Escola Municipal Polo de Educação Integrada de BH), Luis César Silva (Jovem Transformador Ashoka) e Monica Pinto (Unicef) debateram práticas de gestão democrática e de fortalecimento da proteção integral dos estudantes e suas famílias. 

10. Políticas de Educação Integral e gestão democrática 

Como implementar o tempo integral na prática? E como envolver toda a comunidade escolar e o território nesse processo?

Nesta live, Consuelo Almeida e Cristiana Berthoud compartilham suas experiências com o tempo integral, explicam a diferença entre a concepção de Educação e a jornada ampliada, e dão dicas práticas de como garantir uma gestão democrática.

MEC, CNE e sociedade civil debatem diretrizes da Educação Integral em tempo integral

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.