publicado dia 01/04/2021

Conheça o ciclo de minicursos gratuitos da Cátedra de Educação Básica da USP de 2021

De 23/02/2021 até 29/06/2021

Cátedra de Educação Básica da USP vai realizar atividades virtuais e gratuitas ao longo de 2021. Os minicursos acontecem toda terça e quinta-feira, sempre das 19h às 21h30.

Leia + Conheça a campanha #ReviravoltaDaEscola, que visa debater o papel da escola agora e no pós-pandemia

Voltados para professores do ensino básico, estudantes de licenciatura, pesquisadores e outros interessados na área, os debates são independentes, cabendo ao interessado escolher qual ou quais deseja assistir.

A transmissão será sempre pelo canal do YouTube da Cátedra, e não será preciso se inscrever. Serão concedidos atestados de participação para cada minicurso. Os interessados deverão preencher um formulário enviado durante a transmissão.

Os próximos acontecem nos dias 6 e 8 de abril, e abordarão temas teóricos, relacionados à História da Educação, e tratará dos desafios práticos do dia a dia em sala de aula do professor brasileiro.

Para conhecer os demais minicursos programados para este semestre, acesse o site da Cátedra.

6 de abril: Cabanis, ignorado – Com Naomar Almeida Filho e Mariana Saad

​Neste curso, primeiro, apresentamos uma nota biográfica sobre Georges Cabanis (1767-1836), filósofo, educador, político, médico. Em seguida, mostramos como, após a Revolução de 1789, juntamente com Mirabeau e Condorcet, Cabanis realizou reformas do sistema educacional, do ensino médico e da educação superior na França. Analisamos os principais pontos da reforma do sistema de educação, destacando dimensões conceituais e político- pedagógicas da contribuição de Cabanis e seus parceiros – membros do movimento que se tornou conhecido como Idéologie.

Em seguimento, discutimos o contexto das reformas sociais iniciadas no regime do Consulado, consolidadas no Império e mantidas na Restauração que impactaram no modelo educacional. Finalmente, apreciamos como o modelo de educação superior gerado pela Reforma Cabanis tornou-se paradigmático em nações submetidas à poderosa influência cultural francesa, principalmente na Europa meridional e em países recém-saídos da condição de colônia, como o Brasil no tempo do Império.

​8 de abril: Do Ensino Fundamental ao Ensino Médio: Desafios da Transição – Com Valter Costa e Daniel Puig

A ausência de estudos e políticas voltadas ao público adolescente nessa fase da transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio como reflexo da desatenção geral voltada aos jovens na formulação de políticas públicas. Panorama da produção bibliográfica voltada ao tema. Desafios da transição, algumas reflexões: perspectivas de alunos do Ensino Médio de regiões periféricas da cidade de São Paulo, suas angústias e descontentamentos diante da escola; o papel da escola, dos sistemas de ensino e das representações sociais nessa transição.

Breve estudo de caso: a experiência da implantação do Ciclo Autoral e dos Trabalhos Colaborativos de Autoria nos últimos anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de São Paulo. Propostas e percursos: protagonismo juvenil e culturas escolares; espaços democráticos e diálogo; compartilhamento de experiências entre os sujeitos do
processo; relações entre engajamento, motivação, planejamento e avaliação; relações entre interdisciplinaridade, currículo flexível (itinerários formativos), inclusão e permanência.

O quê

Ciclo de minicursos da Cátedra de Educação Básica da USP

Quando

De 23/02/2021 às 19:00 até 29/06/2021 às 21:30

Onde

Canal do YouTube da Cátedra de Educação Básica

Instituto Rodrigo Mendes lança novos Materiais Pedagógicos Acessíveis gratuitos

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.