publicado dia 07/02/2022

Instituto Rodrigo Mendes realiza formação gratuita sobre materiais pedagógicos acessíveis

De 03/03/2022 até 30/06/2022

Até 14 de fevereiro, representantes de secretarias municipais de Educação de todo o Brasil podem inscrever-se gratuitamente na formação Materiais Pedagógicos Acessíveis 2022,  realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM), em parceria com o Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo.

Leia + Educação inclusiva não é utopia da escola pública: conheça algumas experiências

A formação visa contribuir para a construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com e sem deficiência nas salas de aulas comuns. A proposta parte de uma perspectiva educacional integral e inclusiva,  no contexto desafiador da implementação de currículos articulados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Confira o relato dos participantes da edição 2021 da formação sobre o processo de construção dos materiais pedagógicos e três materiais inéditos desenvolvidos durante a pandemia.

Educadores da rede pública interessados precisam entrar em contato com a secretaria de educação do município para que um representante da mesma faça a inscrição no processo seletivo. Mais detalhes sobre as inscrições estão em: Formação Materiais pedagógicos acessíveis abre inscrições para 2022.

A edição de 2022 contemplará dez unidades escolares, sendo duas vagas por município, das cinco regiões do Brasil. A lista dos municípios escolhidos será divulgada em 3 de março de 2022.

Como funciona a formação

Serão 12 encontros, a serem realizados inteiramente a  distância por meio da plataforma Zoom, entre os meses de março e junho de 2022.  Durante a formação, os cursistas desenvolvem um projeto autoral por escola no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso e constroem um Material pedagógico acessível.

A proposta é finalizar a formação com a implementação de um plano de aula que contemple o uso do material com as alunas e os alunos, mostrando como potencializar o ensino-aprendizagem de toda a turma.

Os grupos de cada unidade escolar devem ser compostos por um gestor ou uma gestora da escola; um professor ou uma professora de sala de aula comum; e um professor ou uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), indicados pelas próprias secretariais municipais de educação.

Representantes das secretarias que tenham dúvida ou precisem de mais esclarecimentos podem entrar em contato com o IRM pelo e-mail: [email protected].

*Foto: Instituto Rodrigo Mendes/Divulgação

O quê

Formação Materiais Pedagógicos Acessíveis 2022

Quando

De 03/03/2022 até 30/06/2022

Inscrições

26/01/2022 - 14/02/2022

“Minha história mostra que a escola especial não é a solução”

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.