publicado dia 27/02/2024

Tempo integral: MEC realiza formação para secretarias de Educação

04/03/2024

🗒 Resumo: O Ministério da Educação (MEC), em parceria com universidades federais, vai realizar ações de assistência técnica às Secretarias de Educação de todo o país para elaborar, planejar, aprimorar e institucionalizar políticas de Educação integral em tempo integral, com qualidade e equidade.

A partir de 4/3, estarão abertas as inscrições para participar do ciclo de formações continuadas do Programa Escola em Tempo Integral. Realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com universidades federais, seu intuito é apoiar na elaboração e institucionalização de políticas de Educação integral em tempo integral, com qualidade e equidade.

Leia + Como implementar o Programa Escola em Tempo Integral: todos os manuais e portarias

Podem participar secretários(as), dirigentes, equipes técnicas e outros profissionais das Secretarias de Educação de todo o Brasil que atuam com a Educação integral e/ou tempo integral. Basta se inscrever por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) a partir do dia 4/3.

Cada secretaria de Educação terá até duas vagas garantidas para sua equipe participar da formação. A disponibilidade de vagas remanescentes será divulgada na página do Programa Escola em Tempo Integral no portal do MEC.

A expectativa é apoiar e capacitar, ainda neste ano, até 17 mil gestores públicos em todo o Brasil, engajados com a criação, expansão e qualidade das matrículas de tempo integral na Educação Básica.

A proposta de formação

Com duração de 100 horas, a formação prevê momentos formativos remotos assíncronos e síncronos, além de aulas presenciais, como encontros estaduais ou seminários regionais, conforme cronograma apresentado por cada universidade anfitriã. Ao todo, são cinco módulos:

Módulo 1 – O Programa Escola em Tempo Integral

Módulo 2 – Fundamentos da educação integral

Módulo 3 – Bases legais da educação integral e do tempo integral

Módulo 4 – Tópicos para a elaboração de política de educação integral em tempo integral em nível local ou estadual

Módulo 5 – Gestão democrática e as diversas instâncias de participação e acompanhamento social na política de educação integral.

Os participantes precisam ter 75% de frequência, concluir as tarefas de cada módulo, participar dos webinários e encontros presenciais, assim como apresentar relatórios de conclusão do curso sobre o processo de elaboração, revisão, aprimoramento e/ou conclusão da política da secretaria a qual integram, para a expansão de tempo integral, na perspectiva da educação integral. Ao final, será emitido certificado de conclusão, assinado pela universidade anfitriã em sua região e pelo MEC.

Para participar, é necessário ter acesso à internet; disponibilidade de tempo mínima de 8 horas semanais para acompanhar fóruns e webinários; e disponibilidade para participar de encontro presencial em seu estado ou região.

Confira as universidades participantes: 

Região Nordeste: Universidade Federal da Bahia | [email protected]

Região Sudeste: Universidade Federal de Minas Gerais | [email protected]

Região Sul: Universidade Federal da Fronteira Sul | [email protected]

Região Norte: Universidade Federal do Pará | [email protected]

Região Centro-Oeste: Universidade Federal de Goiás | [email protected]

O quê

Formação continuada para secretarias de Educação sobre Educação integral e tempo integral

Quando

04/03/2024

Onde

Em todo o Brasil

Inscrições

04/03/2024 - 04/03/2024

Mais informações

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/fevereiro/mec-promove-formacao-continuada-para-secretarias-de-educacao

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.