Publicado dia 15/02/2024

Racismo Recreativo

Em Racismo Recreativo – Coleção Feminismos Plurais (Editora Pólen, 2019), Adilson Moreira, considerado um dos maiores juristas do Brasil, conceitua o termo para diferenciar piadas de expressões do racismo:

“Ele deve ser visto como um projeto de dominação que procura promover a reprodução de relações assimétricas de poder entre grupos raciais por meio de uma política cultural baseada na utilização do humor como expressão e encobrimento de hostilidade racial”, diz o professor e pesquisador da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, que formou-se doutor em direito pela Universidade Harvard, onde estudou direito antidiscriminatório.

Tão grave quanto o racismo direto, ambos desumanizam, constróem estigmas negativos sobre a vítima a partir do que ela é de forma imutável, ao mesmo tempo em que reforçam uma suposta superioridade do algoz.

racismo recreativo

Na foto, manifestação pede políticas públicas e mobilização social pelo fim do racismo.

Crédito: Tânia Rego/Agência Brasil

A importância da Educação para o combate ao racismo recreativo

Para Thales Vieira, co-diretor executivo do Observatório da Branquitude, a Educação é o melhor caminho para enfrentar o racismo recreativo, desde a Educação Infantil.

O especialista também reforça a importância da Lei 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afrobrasileira nas escolas, por ela reforçar um lugar positivo da cultura e da população negra na formação do Brasil.

“Isso valoriza a população negra e diminui seu lugar de desumanização, porque se alguém passa 8 anos estudando e tudo que vê sobre a população negra é a escravização, sua representação fica fixada nesse lugar. A escola tem o papel de embaralhar essas representações, não de reforçar lugares estanques”, disse Thales nesta entrevista.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.