publicado dia 21/03/2019

Seminário Internacional de Aprendizagem Solidária abre inscrições

29/03/2019

A aprendizagem solidária visa promover aprendizagens por meio de intervenções sociais propostas pelos estudantes, com base nas necessidades das comunidades. Para fortalecer e consolidar estes valores, a Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária promove em São Paulo, no dia 29 de março, o I Seminário Internacional de Aprendizagem Solidária.

Leia + Por que a relação entre família e escola impacta aprendizagem dos alunos

Gratuito e com inscrições online, o evento convida especialistas para debater essa concepção de educação, que data do início do século XX, e tem por objetivo o desenvolvimento integral dos sujeitos por meio de vínculos com seus territórios e comunidades.

Articulando práticas pedagógicas, teorias, educação integral, juventudes, intervenção social e currículo, o seminário também visa compartilhar experiências de movimentos e escolas que já desenvolvem esse trabalho.

Confira a programação

9h – Abertura

• José Police Neto – vereador de São Paulo
• Miguel Thompson – diretor-executivo do Instituto Singularidades
• Mônica Gardelli Franco – diretora-executiva do CENPEC, instituição que coordena a Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária

9h45 – Mesa 1: A intervenção social como teoria e prática pedagógica

 

 

 

 

11h30 – Mesa 2: Educação integral, currículo e aprendizagem solidária

 

 

 

 

14h30 – Relatos de experiência

• Sofia Carvalho – Movimento Futuro
• Isabella Alchorne – Movimento Futuro
• Iris Isabele Alves da Silva – Estudante
• Vitor de Freitas Zelic – Estudante
• Kátia Campanile – Colégio Elvira Brandão
• Enrique Ochoa – diretor-executivo do CLAYSS
• Chantal Jouannet – Pontifícia Universidade Católica do Chile

15h30 – Mesa 3: Juventudes, territórios e aprendizagem solidária

 

 

 

 

O quê

I Seminário Internacional de Aprendizagem Solidária

Quando

29/03/2019 entre 08:30 e 17:00

Onde

Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo

Por que a relação entre família e escola impacta aprendizagem dos alunos