publicado dia 05/07/2024

5 listas de brincadeiras para se divertir com as crianças nas férias

Reportagem:

🗒 Resumo: Para ampliar o repertório de adultos e crianças, confira 5 listas de brincadeiras que incentivam o contato com a natureza, conhecer a cultura indígena e africana, o brincar artístico e inclusivo e a relação com os mais velhos.

Para as crianças, brincar é coisa séria porque é desse modo que elas se comunicam e aprendem sobre elas mesmas, os outros e o mundo.

Leia + Ntxuva, o xadrez africano, ensina matemática de forma lúdica

Ofertar a elas diferentes tipos e oportunidades de brincadeiras é uma forma de ampliar esse repertório e garantir muito mais diversão.

Para inspirar novas formas de brincar com as crianças, o Centro de Referências em Educação Integral selecionou 5 coletâneas de brincadeiras: as que incentivam o contato com a natureza, as que são populares entre crianças indígenas, de 20 países africanos, artísticas e inclusivas, e dos tempos dos avós.

Confira a seguir 5 listas de brincadeiras que podem inspirar diversão para as crianças e toda a família:

4 atividades para brincar na natureza

Brincar na natureza com as crianças é uma oportunidade de passar um tempo ao ar livre e de estimular o movimento e o uso do corpo. A ligação afetiva que se estabelece com o espaço também favorece a preservação do meio ambiente. Conheça algumas atividades que podem ser feitas com crianças de diversas idades em qualquer área verde, e com materiais acessíveis.

6 brincadeiras indígenas para divertir crianças e aproximar culturas

Promover brincadeiras indígenas brasileiras pode ser uma forma genuína de aproximar diferentes culturas e apresentar aos pequenos outros jeitos de ser criança no Brasil. Esta lista traz atividades como Heiné Kuputisü, um jogo de resistência e equilíbrio, e Gavião e passarinho, um tipo de pega-pega.

Livro apresenta brincadeiras de 20 países africanos

Em Moçambique, esconde-esconde se brinca à noite. Em Gana, é comum as crianças brincarem de imitar hienas. Já em Togo, uma das brincadeiras mais populares é o “Tum tum”, um jogo em que se usa um pequeno pilão para estimular a capacidade auditiva das crianças. Estas são algumas das brincadeiras apresentadas no livro “Kakopi, kakopi! Brincando e jogando com as crianças de vinte países africanos”.

Pílulas do Brincar traz propostas de brincadeiras artísticas e inclusivas

Confira uma série de vídeos que mostram brincadeiras inspiradas em um artista. Todo episódio conta com um material complementar em PDF acessível, que reúne outras referências e informações sobre o artista da vez. O conteúdo possui Libras (Língua Brasileira de Sinais) e legendas produzidas pela Mais Diferenças, além de audiodescrição.

Brincadeiras do tempo de pais e avós para serem compartilhadas com as crianças

Resgatar a cultura dos mais velhos é um rico exercício, pois possibilita às crianças conhecer e vivenciar novas experiências, além de uma reflexão empática de como brincavam as infâncias de outros tempos. Esta lista apresenta brincadeiras tradicionais que podem promover diálogos intergeracionais e entreter as crianças.

Como o brincar com a natureza estimula o desenvolvimento das crianças

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.