publicado dia 14/01/2020

4 atividades para brincar na natureza

por

Brincar na natureza com as crianças é uma oportunidade de passar um tempo ao ar livre e de estimular o movimento e o uso do corpo. A ligação afetiva que se estabelece com o espaço também favorece a preservação do meio ambiente.

Leia + Como o brincar com a natureza estimula o desenvolvimento das crianças

Conheça algumas atividades que podem ser feitas com crianças de diversas idades em qualquer área verde, e com materiais acessíveis. E vale lembrar: quando for coletar os materiais naturais, dê prioridade para as folhas, flores e gravetos que já estão caídos no chão, para preservar as plantas.

Pintura e colagem com elementos naturais

Peça para que as crianças escolham algumas folhas, gravetos, pedras e elementos naturais que chamem sua atenção. Disponibilize tintas coloridas e uma cartolina branca para cada uma delas. Em seguida, peça para que elas desenhem no papel usando os objetos escolhidos. Novas e diferentes formas surgirão de cada elemento.

Outra possibilidade é fazer uma colagem com as folhas e flores coletados. Usando cartolina, fita adesiva e cola, as crianças podem criar formas e padrões sobrepondo os elementos.

Caça ao tesouro

Em uma praça ou parque, observe um elemento natural e descreva-o para que as crianças tentem encontrá-lo. Adapte a quantidade de detalhes fornecidos de acordo com a idade das crianças. Para os mais novos, pode ser algo mais direto, como “encontre uma flor amarela”. Para os mais velhos, o desafio pode ser maior, como “encontre um elemento que possua formato oval e bordas irregulares”.

Arco-íris natural

Escreva em uma cartolina as cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (azul escuro) e roxo. Peça para que as crianças encontrem itens na natureza que correspondam a essas cores, e formem seu arco-íris natural. Se na região não houver tanta variedade de cor, proponha que as crianças montem um degradê da cor verde, por exemplo.

Fósseis de plantas

Peça para as crianças formarem pequenos círculos achatados com massinha de modelar. Em seguida, pressionem em cima deles flores, folhas e plantas – ou ainda objetos como pinhas, gravetos e o que mais acharem pelas redondezas.

 

Projeto cria espaços verdes nas cidades para incentivar o brincar na natureza

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.