publicado dia 14/08/2017

Curso online sobre autismo abre inscrições

por

Por meio da plataforma Coursera, a Universidade da Califórnia em Davis disponibiliza um curso sobre autismo, inteiramente online e gratuito. A proposta é que, por meio do conhecimento sobre a condição, educadores, profissionais da saúde e familiares aprendam a lidar de forma mais adequada e sensível com crianças, jovens e adultos autistas.

Leia + Confira 5 filmes sobre autismo e educação

O curso Transtorno do Espectro Autista, que tem início na semana de 14 de agosto, aborda como é feito o diagnóstico, de que forma o autismo impacta determinadas áreas do cérebro e se manifesta, e como pode afetar o comportamento, a aprendizagem e a maneira de processar e expressar informações.

As diferenças de desenvolvimento cognitivo e regulação sensorial e motora também são abordadas, bem como discute as transições de diferentes estágios da vida e o ingresso no Ensino Superior e mercado de trabalho.

A formação a distância tem duração de duas horas semanais, durante cinco semanas. As aulas são ministradas em inglês com legendas em português. O curso também disponibiliza fóruns para debater e esclarecer dúvidas sobre os conteúdos.

Também é possível participar do curso sobre autismo como ouvinte, tendo acesso aos materiais gratuitamente. Para quem quiser comprar, há um processo de avaliação e, ao final, pode-se obter um certificado. O Coursera disponibiliza auxílio financeiro para quem não têm condições de pagar a taxa.

Além do conteúdo teórico, a formação sobre Transtorno do Espectro Autista também traz explicações sobre como práticas podem ser estabelecidas e implementadas. O intuito é permitir que profissionais e familiares que lidam com autistas possam explorar as fraquezas e os pontos fortes de cada indivíduo, de acordo com suas características, bem como identificar gatilhos e comunicar sentimentos.

Guia orienta escolas a como integrar estudantes com autismo