publicado dia 05/02/2026

Tempo Integral: 8 materiais para apoiar a reorganização do currículo escolar 

Reportagem:

📄Resumo: Confira uma lista de conteúdos que apresentam a concepção de currículo para a Educação Integral e apontam caminhos para colocá-lo em prática no cotidiano escolar no Tempo Integral. 

Como transformar o currículo da escola no Tempo Integral em um projeto vivo e que não separa aulas de oficinas, nem conhecimentos de experiências? 

Para apontar caminhos concretos para integrar o currículo, fortalecer a participação e tornar as aprendizagens mais significativas, o Centro de Referências em Educação Integral selecionou sugestões de leituras e uma live sobre o tema.

Leia Mais

Os conteúdos concebem a flexibilização curricular como estratégia de equidade, o currículo integrado como aliado do desenvolvimento integral dos estudantes e a perspectiva decolonial como convite a rever práticas, materiais e relações humanas.

Na lista há, ainda, duas experiências inspiradoras que mostram como a diversidade e o território podem deixar de ser tema e passar a ser prática que refunda a forma de realizar o trabalho pedagógico.

Confira a lista de materiais: 

O que é o currículo na Educação Integral? 

Na perspectiva da Educação Integral, o currículo alça contemplar o desenvolvimento de todas as potencialidades, ou dimensões formativas, dos sujeitos, considerando não apenas os aspectos intelectuais dos estudantes, mas também os afetivos, corporais, simbólicos e éticos.

Live Matriz Curricular na Educação Integral

A live, que faz parte da série Diálogos sobre Educação Integral, discute caminhos para integrar o currículo e superar a separação do trabalho pedagógico em um turno de aulas regulares e outro de oficinas e atividades. 

Flexibilização curricular planeja o currículo para todos e para cada um

A flexibilização curricular, uma estratégia fundamental da Educação Inclusiva, beneficia a todos os estudantes, não apenas os com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades ou superdotação. A mudança no trabalho pedagógico, além de promover aprendizagens melhores e mais significativas, também contribui para o clima de afetividade e cooperação entre todos.

Como elaborar um currículo integrado e participativo

Um currículo construído na perspectiva da Educação Integral precisa dar respostas teóricas e práticas para o por que, o que, onde, quando e como ensinar e avaliar aprendizagens. Mas não só: estas precisam estar contextualizadas a um território, oferecendo oportunidades para que os alunos se desenvolvam integralmente.

Currículo Decolonial

Educação Decolonial

Construir um currículo decolonial requer reconhecer que o racismo é estrutural.

Crédito: Prefeitura de Diadema/Pedro Roque

Promover uma Educação antirracista envolve repensar uma série de dimensões da escola: formativa, de atendimento, do clima escolar, de composição do quadro de educadores(as), gestão, avaliação, arquitetura, alimentação, rotina, material didático e, ainda, construir um currículo decolonial. Saiba mais sobre o conceito.

“Que planta é essa, professora?” Escola pública promove etnobotânica e decolonialidade no ensino das Ciências

etnobotânica

Estudo de botânica e uso das plantas na cura e na religião e a aprendizagem a partir de saberes populares marcam a experiência de Pastos Bons (MA).

Crédito: Rosa Maria Duarte Veloso

No Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, em Pastos Bons, interior do Maranhão, que atende 300 estudantes de Ensino Médio em tempo integral, o que começou como uma aula eletiva semestral de meio ambiente e saúde, tornou-se um projeto que já dura quase dois anos e une os conteúdos curriculares a atividades práticas e em campo, em contato com os saberes do território e de seus sujeitos.

Espaço de Bitita: conheça a escola que conecta currículo, diversidade e território para uma Educação Integral

Escolas de Educação Integral

Sem provas ou aulas expositivas, EMEF Espaço de Bitita promove o aprendizado colaborativo.

Crédito: Patrick Silva/Alma Preta

Na EMEF Espaço de Bitita, em São Paulo (SP), a valorização da diversidade e o acompanhamento pedagógico individualizado, em meio a um trabalho coletivo, democrático e conectado ao território, estão no centro das ações da escola, que atende Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos a partir da concepção de Educação Integral.

Sem provas ou salas de aula, escola atrela currículo ao território em Belo Horizonte (MG)

Comunidade se mobiliza em defesa da Educação lntegral na EMPoeint em Belo Horizonte (MG)

Escola Municipal Polo de Educação Integrada (EMPoeint): escola pública é referência em Educação Integral

Crédito: Divulgação / CMBH

Uma escola pública sem salas de aula, seriação, estudantes enfileirados, provas tradicionais e aulas expositivas, que usa o tempo integral para desenvolver roteiros de aprendizagem e experiências educativas interdisciplinares, práticas e contextualizadas ao território, além de dispor de uma biblioteca e uma academia comunitárias. Conheça a experiência, a organização pedagógica e os principais documentos da Escola Municipal Polo de Educação Integrada (EMPOEINT), em Belo Horizonte (MG).

7 materiais gratuitos sobre Educação Integral e tempo integral

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.