publicado dia 26/08/2019
Polo: o novo ambiente gratuito para formação continuada de educadores
Reportagem: Ingrid Matuoka
publicado dia 26/08/2019
Reportagem: Ingrid Matuoka
Criada pelo Itaú Social, a plataforma Polo reúne formações práticas, certificadas e gratuitas, com materiais interativos e diversidade de temas. A iniciativa é voltada para professores, gestores de educação, coordenadores pedagógicos, gestores e equipes de organizações da sociedade civil (OSCs).
Leia + Formação continuada: 3 maneiras dos professores aprenderem entre si
O novo ambiente para formação de professores surge com o objetivo responder aos principais desafios diários da educação. Também visa possibilitar acesso à aprendizagem contínua aos profissionais em todo o Brasil.
Conheça o ambiente de formação Polo
Segundo a pesquisa Profissão Docente, realizada pelo Itaú Social e pelo Todos pela Educação, 69% dos professores brasileiros consideram que a principal medida para a valorização da profissão é a formação continuada.
O levantamento aponta que há um forte desejo de aprimoramento profissional dos docentes, uma vez que 77% deles têm cursos de especialização e somente 29% concordam que a formação inicial os preparou adequadamente para começar a dar aula.
Além dos cursos on-line, a plataforma também trará informações sobre os cursos presenciais oferecidos pelo Itaú Social e seus parceiros. A oferta de conteúdo será constantemente aprimorada para atender às necessidades e demandas dos profissionais da educação.
No Polo, os conteúdos estão organizados em quatro percursos formativos: Gestão Pedagógica, Gestão Operacional, Monitoramento e Avaliação, e Leitura, Escrita e Matemática.
Os participantes podem realizar cursos separadamente ou seguir por uma das trilhas de conhecimento. As formações abordam desde o ensino e aprendizagem até processos e ferramentas de gestão.
Os conteúdos da formação de professores foram construídos em parceria com instituições de referência na área de educação. São elas: Avante – Educação e Mobilização Social, Centro de Lideranças Públicas, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS, Comunidade Educativa CEDAC, Fundação Getúlio Vargas – FGV, Instituto de Tecnologia e Sociedade, Instituto Singularidades, Laboratório Emília de Formação, Nova Escola e Rede Filantropia.