publicado dia 26/08/2019

Polo: o novo ambiente gratuito para formação continuada de educadores

por

Criada pelo Itaú Social, a plataforma Polo reúne formações práticas, certificadas e gratuitas, com materiais interativos e diversidade de temas. A iniciativa é voltada para professores, gestores de educação, coordenadores pedagógicos, gestores e equipes de organizações da sociedade civil (OSCs).

Leia + Formação continuada: 3 maneiras dos professores aprenderem entre si

O novo ambiente para formação de professores surge com o objetivo responder aos principais desafios diários da educação. Também visa possibilitar acesso à aprendizagem contínua aos profissionais em todo o Brasil.

Conheça o ambiente de formação Polo

Segundo a pesquisa Profissão Docente, realizada pelo Itaú Social e pelo Todos pela Educação, 69% dos professores brasileiros consideram que a principal medida para a valorização da profissão é a formação continuada.

O levantamento aponta que há um forte desejo de aprimoramento profissional dos docentes, uma vez que 77% deles têm cursos de especialização e somente 29% concordam que a formação inicial os preparou adequadamente para começar a dar aula.

Além dos cursos on-line, a plataforma também trará informações sobre os cursos presenciais oferecidos pelo Itaú Social e seus parceiros. A oferta de conteúdo será constantemente aprimorada para atender às necessidades e demandas dos profissionais da educação.

Os percursos para a formação de professores

No Polo, os conteúdos estão organizados em quatro percursos formativos: Gestão Pedagógica, Gestão Operacional, Monitoramento e Avaliação, e Leitura, Escrita e Matemática.

Os participantes podem realizar cursos separadamente ou seguir por uma das trilhas de conhecimento. As formações abordam desde o ensino e aprendizagem até processos e ferramentas de gestão.

Exemplos de formações oferecidas pela plataforma

Exemplos de formações oferecidas pela plataforma

Os conteúdos da formação de professores foram construídos em parceria com instituições de referência na área de educação. São elas: Avante – Educação e Mobilização Social, Centro de Lideranças Públicas, Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS, Comunidade Educativa CEDAC, Fundação Getúlio Vargas – FGV, Instituto de Tecnologia e Sociedade, Instituto Singularidades, Laboratório Emília de Formação, Nova Escola e Rede Filantropia.

A formação de professores para o contexto da escola brasileira

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.