publicado dia 09/05/2022

Instituto Alana lança material gratuito para recriar escolas a partir da educação antirracista

por

O Instituto Alana lançou em 3 de maio o material de apoio Recriar a escola sob a perspectiva das relações étnico-raciais, a fim de fornecer subsídios para a formação de educadores, a partir de reflexões e experiências em escolas de educação básica de diferentes níveis de ensino, em diversas regiões do Brasil.

Leia + Como colocar em prática a educação antirracista na sua escola

O material gratuito sobre educação antirracista também visa contribuir para efetivar marcos legais como a lei nº. 10.639/03, que inclui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras no currículo das redes de ensino, com o objetivo de assegurar o direito à educação e enfrentar desigualdades étnico-raciais e educacionais.

No Brasil, estudantes negros permanecem, em média, 8,6 anos na escola, enquanto brancos ficam 10,4 anos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

A publicação, construída em parceria com o Porvir e com a colaboração das consultoras Clélia Rosa e Luciana Alves, é dividida em cinco capítulos, reunindo desde profissionais de referência e especialistas da educação para as relações étnico-raciais a educadores que desenvolvem experiências pedagógicas exitosas e inspiradoras.

O material também oferece duas ferramentas de avaliação. A primeira busca examinar como cada escola atua em cinco dimensões de um currículo antirracista, apresentando metas, dentro de cada dimensão, para a implementação de uma educação para as relações étnico-raciais.

A segunda é voltada para educadores refletirem sobre sua atuação no cotidiano escolar para a promoção de uma atitude antirracista. O conteúdo ainda traz sugestões de materiais adicionais sobre o tema para a ampliação do repertório da comunidade escolar.

O que você irá encontrar no material de apoio: 

– Experiências antirracistas em escolas de diversas regiões do Brasil

– Checklist antirracista para ajudar na escolha de materiais para a escola

– Ferramenta com caminhos para recriar a escola

– Questionário: você é um educador antirracista?

– Lista de 14 filmes para abordar a questão racial na escola

– Seleção de 31 livros sobre relações raciais para crianças e adolescentes

– 5 planos de aula para apoiar educadores a tratarem sobre racismo em sala de aula

– Estudantes mostram na prática como falar sobre relações raciais na escola

Acesso o site do Instituto Alana para baixar o material de apoio Recriar a escola sob a perspectiva das relações étnico-raciais gratuitamente.

Professora alfabetiza crianças a partir de rodas de conversa e educação antirracista

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.