publicado dia 24/03/2023

Combate à gordofobia nas escolas é tema da próxima Hora do Intervalo

30/03/2023

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE, 2012) – último levantamento com informações sobre gordofobia em espaços escolares – apontou que os estudantes que se declaravam como gordos ou muito magros eram mais sujeitos a sofrerem bullying, solidão, insônia, violência familiar e agressões. Nesse recorte, estudantes do gênero masculino eram ainda mais vulneráveis.

Leia + Escola trabalha questões como lesbofobia, transfobia e homofobia com seus estudantes

A escola, enquanto direito de todos(as) e um espaço formativo para a vida em cidadania, desempenha um papel basilar no combate à gordofobia. Esse é o tema da Hora do Intervalo, live que acontece no dia 30 de março, às 16h (horário de Brasília), pelo Instagram do Centro de Referências em Educação Integral (@cr.educacaointegral).

Uma das participantes do debate é Adriana Santos, ativista feminista antigordofobia, produtora de eventos, conselheira Estadual em Defesa dos Direitos das Mulheres, modelo, 1ª miss plus size Bahia, fundadora do Coletivo VAITERGORDA e atua na luta contra o preconceito com pessoas gordas há mais de 10 anos. Realizou diversos trabalhos, como a Caminha das Gordinhas, o Prêmio Visibilidade Gorda, e produção do Sarau Preta e Gorda, além de ter recebido diversos prêmios e homenagens.

A outra convidada é Agnes Arruda, jornalista, mestre e doutora em Comunicação. Autora de “O Peso e a Mídia: as faces da gordofobia” (Alameda, 2021), do infantil “Medusa: a história que não te contaram” (2020) e do “Pequeno Dicionário Antigordofóbico” (Provocare, 2022). Tem se dedicado a mostrar como a gordofobia age e retroage na vida das pessoas, em especial nos processos de comunicação. Faz a difusão do seu trabalho científico no projeto Tamanho Grande, disponível na web, incluindo suas redes sociais.

As especialistas vão explicar o que é a gordofobia, como ela permeia nossa sociedade e, portanto, também as escolas. Além disso, vão apontar caminhos para enfrentar essa violência e indicar materiais para quem quiser se aprofundar.

Para participar da live, basta acessar o perfil do CR no Instagram no dia da live e enviar suas perguntas para as convidadas. Esperamos por você!

O quê

Hora do Intervalo - Bate-papo sobre gordofobia nas escolas

Quando

30/03/2023 entre 16:00 e 17:00

Onde

Perfil do Instagram: @cr.educacaointegral

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.