publicado dia 11/09/2019

7 filmes que ajudam a entender temas atuais

por

A redação é uma das etapas mais relevantes em avaliações e provas, como vestibulares ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É preciso, portanto, que os estudantes se preparem para a argumentação, especialmente nos assuntos que estão em debate atualmente. 

Para ajudar neste processo de estudo, a plataforma Videocamp disponibilizou conteúdos que promovem, em suas narrativas, o debate de temas como meio ambiente, mobilidade urbana, política, questões sociais e de gênero.

Confira, abaixo, o resumo de alguns filmes disponíveis na playlist. A seleção completa e gratuita está disponível no site do projeto.

1. Hoax

Três amigos que moram num bairro de periferia fazem um vídeo simulando o assassinato de um deles para impressionar os amigos. O vídeo acaba caindo na internet e é visto por toda a cidade. Acreditando que seja verdade, as pessoas exigem alguma providência das autoridades.

2. Ser Tão Velho Cerrado

40 milhões de anos em um filme. Este documentário é uma grande campanha em defesa do Cerrado que sofre com desmatamentos recordes levando um ecossistema inteiro à extinção. Preocupados, moradores da Chapada dos Veadeiros se juntam para a elaboração de um plano de manejo que os desafia a conciliar interesses aparentemente incompatíveis, abrindo um diálogo necessário entre a comunidade científica, agricultores familiares, grandes proprietários de terra e defensores do meio ambiente.

3. Coratio – 30 anos de Brasil Nunca Mais 

Coratio – 30 anos de Brasil Nunca Mais trata dos 30 anos do lançamento do livro “Brasil Nunca Mais”, um marco na luta pelos direitos humanos no Brasil. A ideia da publicação era tentar garantir que a tortura e o desrespeito aos direitos humanos praticados por agentes do Estado não acontecessem mais.

4. Água mole em pedra dura

Com as populações em ascensão, as gerações presentes e futuras buscarão soluções de como lidar com as crises da água nas grandes cidades.

5. Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil 

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, cinquenta meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados. Lá, passaram a ser identificados por números e foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país, e que não escondia sua simpatia pelo ideário nazista. Dois sobreviventes dessa tragédia brasileira, Aloízio Silva (o “menino 23”) e Argemiro Santos, assim como a família de José Alves de Almeida (o “Dois”), revelam suas histórias pela primeira vez.

6. Menina Pode Tudo – Machismo e Violência contra mulher na juventude 

Os casos de feminicídios e expressões machistas têm crescido exponencialmente nos últimos ano. Por isso, a escola de jornalismo independente “É nois”, em parceria com os institutos Vladimir Herzog e Patrícia Galvão, desenvolveram um documentário com dados obtidos em pesquisas pela internet e depoimentos de jovens de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Salvador e Porto Alegre.

7. Vestidas de Noiva: um documentário sobre o casamento homoafetivo no Brasil

O filme celebra as conquistas já alcançadas e aponta o que ainda precisa ser feito para garantir direitos iguais às famílias LGBTQI+.

 

3 plataformas de conteúdo audiovisual com potencial educativo para além do Netflix

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.