publicado dia 08/10/2013

Programa de Educação Integral de TO oferece ensino musical para 50 escolas

por

Aprender música se tornou um diferencial para boa parte dos estudantes de Tocantins. O estado tem oferecido educação musical até duas vezes por semana a 50 escolas do estado, por meio de seu programa de Educação Integral.

O primeiro projeto musical escolar surgiu em 2012, dando origem à Orquestra Sinfônica de Girassóis, que abriu caminho para outras duas orquestras, além de um coral e fanfarras pelo estado. Ainda em 2013, serão criadas mais três orquestras que contemplarão, ao todo, 135 novos alunos.

Para Idelma Pereira, diretora do departamento da educação básica, da secretaria estadual de educação e cultura de TO, projetos como este refletem na aprendizagem dos alunos. “A música é uma ferramenta que auxilia a escola a transformar o aluno em um ser pensante”.

Para Cristian Basto da Silva, estudante do Colégio Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz, em Palmas, a música vem trazendo muitos benefícios à sua vida.  “Antes eu era muito agitado, hoje sinto alívio e ânimo, o que não me deixa exceder em meus atos e atitudes”.

A aluna Karolline Mendes de Castro afirma que a música tem aumentado seu rendimento escolar. “A música requer muita atenção e dedicação. Com ela, melhorei bastante em matemática. Eu simplesmente amo tocar. Quero a música sempre comigo”, aponta.

Investimentos em música no Tocantins

Só em 2012, o governo do estado investiu cerca R$ 1,3 milhão em instrumentos musicais. Com o investimento foram criadas 27 fanfarras, 3 orquestras sinfônicas, 6 bandas sinfônicas e 2 orquestras sinfônicas. Para 2013, a previsão é investir mais de R$ 4 milhões.

As informações são do  Portal de Notícias da Secretaria de Educação e Cultura de Tocantins

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.