publicado dia 01/10/2019
Dirigentes municipais e organizações saem em defesa de proposta para Novo Fundeb
Reportagem: Da Redação
publicado dia 01/10/2019
Reportagem: Da Redação
Apresentado no final de setembro, o relatório final sobre o Novo Fundeb prevê um aumento da complementação da União de 10% para 40%. A proposta, com relatoria da deputada Professora Dorinha (DEM-TO), contraria as expectativas do Ministério da Educação (MEC) que defendia garantir 15%, a ser alcançado de forma escalonada, com a justificativa de que este valor é mais realista com as contas públicas.
Leia+: Entenda os principais pontos das propostas para o novo Fundeb
Em carta recente, os ex-presidentes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) reforçam a importância deste aumento:
“A proposta da deputada Dorinha Seabra Rezende é capaz de impulsionar as condições para que as desigualdades brasileiras sejam superadas porque contempla o investimento necessário, o aprimoramento dos processos de gestão e consolida o controle social na educação.”
O Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – vigora até dezembro de 2020 e é o maior financiador da educação no país.
Por meio de 156,4 bilhões de reais, ele subsidia mais de 40 milhões de matrículas de redes estaduais e municipais.
O documento reforça também as recomendações da atual versão do relatório:
Para a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, atual versão é “fruto de um consenso que sintetizou tecnicamente as melhores posições do debate em torno da PEC 15/2015 da Câmara dos Deputados com as melhores posições da PEC 33/2019 e da PEC 65/2019 do Senado Federal, a Minuta da Profa. Dorinha é uma conquista para quem defende o direito à educação.”
Nesta terça-feira, 1º, foi apresentado na Câmara dos Deputados o estudo de impacto com destaque para os temas Sistema Híbrido e CAQ – Custo Aluno-Qualidade. O debate pode ser assistido no link abaixo:
A atual proposta ainda pode sofrer alterações e será votada na comissão especial sobre o tema, passar pelo plenário da Casa e, em seguida, vai ao Senado.
Confira a íntegra da Carta de Apoio dos Ex-Presidentes da Undime em defesa do Direito à Educação.
Saiba mais sobre o posicionamento da Campanha Nacional pelo Direito à Educação