publicado dia 09/09/2020

Como se preparar para a volta às aulas presenciais enquanto o calendário não é definido?

por

O cenário em relação ao retorno das aulas presenciais na rede pública é de incertezas, e gestores educacionais, coordenadores pedagógicos e professores aguardam com cautela a decisão dos governos. Para apoiá-los neste momento, o Itaú Social lançou três cursos online e gratuitos.

Leia + Para planejar: Educação Integral pode auxiliar o trabalho pedagógico na reabertura escolar

Os conteúdos abordam a retomada das atividades com foco na equidade, reabertura das escolas e atividades pedagógicas não presenciais e mapas de foco da BNCC. As formações estão disponíveis na plataforma Polo, são gratuitas e oferecem certificados.

“Cada estado e seus municípios deve considerar a situação da pandemia para a decisão de retomada das aulas. Porém, os profissionais de educação, dentro da sua realidade, precisam atuar para garantir que professores e estudantes sejam recebidos em um ambiente acolhedor e seguro, com um planejamento pedagógico que considere todos os alunos e as desigualdades ao acesso do ensino remoto”, explica a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello.

Conheça os cursos:

Retomada às atividades presenciais com foco em equidade

A proposta é preparar as secretarias municipais e estaduais para pensarem e planejarem ações de aprendizado com o foco na equidade. Promove reflexões sobre os diversos tipos de desigualdades que foram acentuadas durante a pandemia e evidenciadas no período. A formação do Itaú Social está disponível para dirigentes municipaisestaduais e arranjos intermunicipais.

Reabertura das escolas e atividades pedagógicas não presenciais durante o isolamento

Tem como foco apoiar um planejamento que vise o enfrentamento de questões essenciais para garantir o direito à educação com segurança, considerando todas as variáveis envolvidas no planejamento de um retorno às aulas. Esta formação também está disponível para dirigentes municipaisestaduais e arranjos intermunicipais.

Mapas de Foco da BNCC

O conteúdo ajuda a identificar as aprendizagens e habilidades prioritárias para o avanço dos estudantes, apoiando a flexibilização curricular e a construção de processos de combate à defasagem e de garantia das aprendizagens. O material foi criado em parceria com o Instituto Reúna e contempla o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) nos componentes de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. A formação está disponível na plataforma Polo.

Unicef lança guia para orientar a busca ativa escolar durante a pandemia

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.