publicado dia 09/01/2019

Como adotar uma rotina de planejamento escolar

por

Por Marissa King, do site parceiro de conteúdo Edutopia. Traduzido por Thais Paiva

Ensinar é um grande trabalho. Desde o início da manhã até o período após a escola, os professores estão constantemente tomando decisões e realizando multitarefas. Para os novos professores, pode ser especialmente difícil fazer tudo isso e ainda ter o tempo necessário para seu bem-estar pessoal.

Professores veteranos, no entanto, costumam adotar rotinas para economizar tempo, eliminar decisões desnecessárias e priorizar o que é importante. Charles Duhigg, autor de O poder do hábito, aponta que a criação de rotinas nos permite focar no que importa, em vez de suar na realização de uma tarefa diária ou semanal. Em outras palavras, adicionar rotinas intencionais é uma maneira dos professores pouparem esforços e ainda realizarem seu trabalho com dedicação.

Planejando rotinas

Em vez de planejar na noite anterior ou carregar livros desnecessários, use o poder da rotina para criar um cronograma de planejamento sustentável. Comece fazendo uma lista de todos os seus requisitos de planejamento. Inclua tudo – se você faz trabalhos de casa ou se precisa planejar algum curso novo, adicione essas tarefas à sua lista.

Quando você tiver uma ideia do que precisa realizar a cada semana, dê uma olhada realista em sua agenda para decidir quais intervalos de tempo você dedicará ao planejamento. Liste o seu período de planejamento escolar e o tempo disponível após o horário escolar. Agora, se você costuma usar seu período de planejamento escolar na sexta-feira para arrumar sua sala de aula, deixe esse tempo fora de sua lista – ele já foi preenchido.

Em seguida, agende sua folga. Se você adora dormir aos sábados ou bater um papo com os amigos às terças-feiras, bloqueie esses horários. Considere escolher pelo menos um dia da semana para quando você sair da escola o mais cedo possível e um dia para quando trabalhar até tarde. Um horário de folga antecipado, agendado a cada semana, torna um pouco mais fácil marcar, por exemplo, consultas médicas sem precisar mudar toda a rotina de planejamento.

Quando você tiver seus horários básicos prontos, o próximo passo é criar um cronograma que agrupe trabalhos similares para obter eficiência. Se você ensina Ciências todos os dias, bloqueie um horário na segunda-feira para preparar a semana inteira. Você economizará tempo e esforço quando puder agrupar tarefas semelhantes. Fazer todas as suas cópias de uma só vez, por exemplo, é mais rápido do que fazer um lote todas as manhãs.

Sua primeira rotina de planejamento pode exigir, posteriormente, alguns ajustes. Se você se sentir estressado quando estiver preparando os agrupamentos de lição no domingo à noite, ajuste seu plano até que fique confortável. Se você estiver esperando em longas filas nas máquinas de cópia, programe seu trabalho de escritório para tempos de baixo tráfego ou salve tudo para o dia em que você fica até mais tarde na escola.

Rotina de contato com os pais

Contatar os pais pode parecer uma grande tarefa até que seja dividida em pequenas rotinas. Primeiro, descubra que tipo de contato você planeja ter. Notas pessoais, telefonemas, boletins de aula ou lembretes são apenas algumas opções. Então, descubra um horário que você pode usar a cada semana. Talvez você dedique os 20 minutos entre o sinal e a reunião do corpo docente para fazer ligações telefônicas para os pais toda segunda-feira.

Em alguns casos, o horário da aula também pode funcionar para uma rotina de contato com as famílias. Uma carta rápida ou duas para os pais durante o tempo no qual os alunos estão escrevendo pode funcionar.

Se você optar por dedicar um período inteiro de planejamento ou alguns minutos por dia a essa tarefa, não se esqueça de fazer um acompanhamento dos pais contatados.

Rotinas organizacionais

Rotinas também podem ser aplicadas a responsabilidades fora da classe. Dedique um tempo específico ao gerenciamento do seu e-mail e considere o uso do seguinte método: ao ler um e-mail, responda ou aja imediatamente para que você não esteja constantemente checando e-mails antigos ou esquecendo completamente as tarefas. Você pode registrar em um quadro todos os itens de e-mail para fazer para não deixá-los passar.

Use rotinas para simplificar quaisquer áreas de trabalho que pareçam assustadoras, desorganizadas ou demoradas. Se os momentos antes da aula forem um pouco estressantes, crie uma lista de prioridades para concluir todas as manhãs. Se você estiver lutando para completar tarefas importantes ou perdendo atividades pessoais, considere criar rotinas para ajudá-lo a encaixar essas coisas em sua semana de trabalho.

Os professores há muito elogiam a importância das rotinas para o aprendizado dos alunos, e podemos desenvolver algumas úteis para nós mesmos também.

A formação de professores para o contexto da escola brasileira