publicado dia 21/12/2022
As 10 reportagens mais lidas do Centro de Referências em Educação Integral em 2022
Reportagem: Da Redação
publicado dia 21/12/2022
Reportagem: Da Redação
Em 2022 as escolas viveram uma transição entre o ensino remoto, ocasionado pela pandemia de Covid-19, e a reabertura das unidades escolares, com medidas de biossegurança. Nesse período, a alfabetização e outros direitos de aprendizagem ocuparam um lugar central nas discussões, como mostram as 10 reportagens mais lidas pelo educadores que acompanham o Centro de Referências em Educação Integral.
Leia + Além de garantir direitos, Educação Integral promove mais e melhores aprendizagens
Além disso, a inclusão de todos e todas as estudantes, a discussão sobre como lidar com os sofrimentos e os conflitos nas escolas, bem como defesas de direitos em políticas e no Supremo Tribunal Federal também ocuparam boa parte do debate público, como mostra o retrato dos conteúdos mais acessados no site em 2022, que você pode conferir a seguir:
1) Os desafios para a educação brasileira em 2022
A pandemia e as desigualdades ampliadas a partir dela, a retomada das atividades presenciais nas escolas, a vacinação de crianças, o uso da tecnologia digital e a implementação do Novo Ensino Médio estiveram entre os principais desafios do ano. Para superá-los, especialistas defenderam nesta reportagem uma mobilização coletiva da sociedade em torno dos temas.
2) 6 brincadeiras indígenas para divertir crianças e aproximar culturas
Já ouviu falar em Cabas-Maë ou em Tobdaé? Estas são duas das seis brincadeiras indígenas brasileiras apresentadas nesta reportagem. O objetivo é divertir a criançada e ainda aproximar diferentes culturas e apresentar aos pequenos outros jeitos de ser criança no Brasil.
3) Direito à creche em risco no STF. Entenda o que está em jogo na Educação Infantil
Em setembro deste ano aconteceu um julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que questionava o dever estatal de assegurar o atendimento em creche e pré-escola às crianças de até cinco anos de idade. O Recurso Extraordinário (RE) 1008166 foi analisado pela Suprema Corte, que entendeu que a Educação Básica é um direito fundamental e garantiu o dever constitucional do Estado de assegurar vagas.
4) Librando: o jogo que ensina Libras e promove a inclusão
Na sala de aula do 6º ano do Ensino Fundamental da EMEB Hilda Granemann de Sousa, em Caçador (SC), o estudante Henrique Baldissera só interagia com a intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Dayane Ebert da Silva porque seus colegas não sabiam como se comunicar com ele. Essa realidade começou a mudar quando Dayane passou a ensinar Libras para a turma. O envolvimento foi tão grande que culminou no desenvolvimento do Librando, um jogo que criou momentos divertidos de interação entre a turma para aprender Língua Portuguesa e Libras. Conheça a experiência!
5) Waldir Garcia: escola transforma a vida de estudantes em Manaus e inspira o Brasil e o mundo
A reportagem conta a trajetória da Escola Municipal Waldir Garcia, em Manaus, reconhecida internacionalmente pelo projeto de educação integral que vai além da sala de aula e une estudantes, professores, familiares e toda comunidade às margens do igarapé do bairro de São Geraldo, região de alta vulnerabilidade social da capital amazonense.
6) PL 573/21: Por que autorizar o 3º setor a gerir escolas de São Paulo é um problema?
Tramita na Câmara Municipal de São Paulo (SP) o projeto de lei (PL) 573/21, que visa autorizar organizações sociais sem fins lucrativos (OSs), o 3º setor, a gerir escolas municipais de Ensino Fundamental e Médio. Na reportagem, especialistas apontam ilegalidades e inconsistências na proposta que podem ferir o direito a uma educação equitativa e de qualidade dos estudantes da rede paulistana.
7) Conheça boas práticas de alfabetização no Ensino Fundamental durante a volta presencial à escola
Para as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o período de fechamento das escolas em decorrência da pandemia de Covid-19 impactou especialmente o processo de alfabetização. Isso porque as crianças menores possuem menos autonomia para acompanhar aulas remotas, dependem mais do apoio das famílias e o letramento tem por característica fundamental a interação com a educadora e as trocas com os colegas. Para apoiar no processo de promover aprendizagens, ouvimos duas professoras que lecionam para o 1º ano e que compartilharam práticas pedagógicas significativas e contextualizadas que ajudaram a alfabetizar suas turmas.
8) Competências socioemocionais não resolvem os conflitos na escola; entenda
As formações em competências socioemocionais ganharam espaço na Educação brasileira nos últimos anos, sobretudo na volta presencial às escolas, como estratégia para lidar com a irrupção de conflitos excessivos no ambiente escolar. Nesta entrevista, Ana Laura Godinho Lima, professora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e autora do artigo “Que fazer das emoções na escola?”, explicou que essa saída pode trazer mais prejuízos para professores e estudantes do que benefícios.
9) Educação Infantil: desafios e oportunidades no retorno das crianças à escola
A escola fez falta para as crianças enquanto permaneceram fechadas durante a pandemia. Porém, essa constatação não deve ser sinônimo de que houve “perdas irreparáveis” nas aprendizagens ou no desenvolvimento, que nos levarão a “uma geração perdida”. Ao contrário, esse hiato produzido durante a pandemia reafirma a importância da escola como espaço de encontro, produção e troca de conhecimento e para as múltiplas formas de interagir e aprender necessárias ao pleno desenvolvimento. Saiba mais nesta reportagem.
10) Automutilação e suicídio na escola: “O sofrimento tem uma dimensão sociopolítica”, diz Paulo Bueno
O sofrimento que muitas crianças e adolescentes expressam na escola, cada um à sua maneira, pode ter relação com o contexto sociopolítico do país e com as violações de direitos a que eles e suas famílias estão submetidos. É o que explicou Paulo Bueno, psicanalista, doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e docente no Instituto Gerar, nesta entrevista.