publicado dia 03/10/2018

3 coleções de livros sobre política para crianças

por

“A democracia é como um recreio, em que todos podem brincar de tudo”. É assim, misturando noções políticas à vida cotidiana dos pequenos, que os livros sobre política para crianças buscam explicar conceitos, formas de governo e personagens históricos.

Leia + Biblioteca comunitária como ponte entre a literatura e o território

Estas obras podem ser uma ferramenta útil para famílias e escolas estimularem o interesse dos pequenos pela vida pública e cidadã, ou para esclarecer as dúvidas que surgem, sobretudo, em tempos de debate político.

Para auxiliar nesta abordagem tão relevante e necessária, o Centro de Referências em Educação Integral selecionou coleções e livros que se dedicaram ao tema. Confira:

Livros Para o Amanhã

O selo Boitatá, voltado para o público infantil da editora Boitempo, publicou a coleção Livros Para o Amanhã, lançada originalmente em 1977 pela extinta editora La Gaya Ciencia, de Barcelona, em um contexto esperançoso após a queda do Regime Franquista.

Voltada para crianças de 8 a 10 anos, a coleção é dividida em quatro temas: A democracia pode ser assim, A ditadura é assim, O que são classes sociais? e As mulheres e os homens.

A democracia pode ser assim, livro da Boitatá, política para crianças

A democracia pode ser assim, livro da Boitatá.

Crédito: Boitempo

“Quem manda aqui?” e “A eleição dos bichos”

A Companhia das Letrinhas publicou dois livros sobre política para crianças de 5 a 7 anos: Quem manda aqui? e A eleição dos bichos. Ambos têm menos de 30 páginas e podem ser baixados gratuitamente.

A primeira publicação aborda questões de poder: quem tem direito sobre as terras indígenas? Como agem os ditadores? Já o segundo livro trabalha temas como a corrupção, o uso indevido do poder, a força das manifestações e da democracia, e como funciona uma eleição.

Livro sobre política para crianças

Trecho do livro “Quem Manda Aqui?”

Crédito: Companhia das Letrinhas

Primeiros Passos

A Coleção Primeiros Passos, da Editora Brasiliense, tem caráter introdutório e apresenta o leitor a temas como comunismo, comunicação, capitalismo, apartheid social, etnocentrismo, poder, alienação e ideologia de maneira prática e resumida. As obras são ideais para adolescentes, mas também podem ser acessadas por crianças, se necessário via mediação de um adulto.

Ao final de cada livro, os editores fazem uma seleção de referências bibliográficas para os que desejarem se aprofundar no tema. Ao todo, são 45 obras, todas disponíveis para serem baixadas gratuitamente.

Coleção Primeiros Passos, publicada em 1970, segue atual

A coleção “Primeiros Passos”, publicada em 1970, segue atual

Crédito: Editora Brasiliense

Para descobrir o prazer da leitura na escola