6° Prêmio Territórios Tomie Ohtake

publicado dia 03/08/2022

7 conteúdos para estudar a importância da natureza para o desenvolvimento infantil

por

Além da diversão e de promover a interação entre os pares, poder brincar e estar em espaços naturais e ao ar livre é essencial para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes – um direito das infâncias e adolescências.

Leia + Entrevista com Gandhy Piorski: Como o brincar com a natureza estimula o desenvolvimento das crianças

Para debater o tema, a série de lives Hora do Intervalo recebeu Paula Mendonça, mãe da Nina e Luana, pedagoga e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e assessora pedagógica do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, e Drica Rocha, educadora, artista da dança, fisioterapeuta e licencianda em dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), que investiga movimentos corporais matriciado pelo brincar e a relação com a natureza.

As convidadas explicaram de que maneira o contato com a natureza promove o desenvolvimento integral, por que é dever da família, da escola e de toda a sociedade trabalhar para efetivar tal direito, e quais experiências podem ser interessantes de promover com as crianças e adolescentes.

Durante a conversa, também indicaram livros, guias e outros materiais para apoiar a formação de professores, gestores e famílias sobre a importância da natureza para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. 

Confira as recomendações das especialistas:

Site Criança e Natureza, do Instituto Alana

A plataforma possui muitos vídeos, entrevistas, livros, pesquisas e artigos sobre a importância da natureza, com várias dicas de como promover esse contato na escola e no território. “É ideal para a formação dos educadores”, diz Paula.

Desemparedamento da Infância: a Escola Como Lugar de Encontro com a Natureza

A publicação digital sistematiza caminhos do processo de ressignificação dos espaços escolares como lugares potenciais para o encontro da criança com a natureza e como essa conexão pode favorecer seu desenvolvimento e aprendizado.

Brinquedos do Chão: a Natureza, o Imaginário e o Brincar, de Gandhy Piorski

A obra explora o brincar com os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar, e é fruto de pesquisas do autor por vários territórios do Brasil. “Ele traz elementos da natureza e o imaginar de um jeito delicioso”, comenta Drica. 

A Última Criança na Natureza, de Richard Louve

“O autor faz muitas pesquisas sobre a relação entre saúde e natureza e cunhou o termo Transtorno do Déficit da Natureza, não como um diagnóstico médico, mas que revela um problema do mundo inteiro com crianças sofrendo as consequências dessa falta”, explica Paula. A obra também oferece caminhos para restabelecer a conexão entre criança e natureza no quintal e na escola.

Guia de Aprendizagem ao Ar Livre

A partir dos estudos de caso de três escolas do município de Jundiaí (SP) que têm promovido o desemparedamento das infâncias, o material busca apoiar municípios e Estados no planejamento para o uso de espaços ao ar livre na escola e no território, ampliando as possibilidades pedagógicas e promovendo uma cidade mais amigável às crianças e a toda a população.

Evolução e Movimentação Humana: Introdução ao Raciocínio Evolucionário na Saúde e no Movimento, de Pablo Santurbano

O livro associa o movimento humano e seus problemas, sobretudo diante das implicações de uma vida contemporânea, em geral urbanizada e sedentária, à perspectiva da evolução biológica. 

“Ele nos faz entender coisas muito simples do dia a dia que estamos sentindo, como necessidade de se mover e como o movimento é mais acessível do que parece. Ele também traz o movimentar-se pelo prazer de se movimentar”, relata Drica. 

Parques Naturalizados: Paisagens Para um Brincar Natural

Parques naturalizados são áreas construídas com elementos naturais, como troncos, pedras, terra e plantas e permitem encontros e brincadeiras em um ambiente mais natural. “O material ajuda a fazer intervenções no pátio escolar com materiais naturais bem simples e acessíveis, e para gestores pode ajudar a requalificar espaços urbanos”, diz Paula.

Para saber mais, assista à Hora do Intervalo sobre a importância da natureza abaixo:

A represa como quintal: como o projeto Navegando nas Artes estreita relação entre crianças e natureza

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.