publicado dia 22/02/2022

6 livros sobre o modernismo brasileiro para crianças e jovens

por

O movimento modernista brasileiro revolucionou as concepções a respeito do que é arte e de quem pode produzi-la, além de ter buscado incorporar as identidades verdadeiramente nacionais às produções.

Leia + Por meio das Artes, professora aborda questões raciais e de gênero na Educação Infantil

Dica: o Theatro Municipal de São Paulo, onde aconteceu a Semana de Arte Moderna de 22, evento que marca o início do modernismo no Brasil, oferece um passeio virtual gratuito por suas dependências.

Para as crianças e adolescentes, pode ser especialmente inspirador conhecer o período e os artistas pelas semelhanças que podem haver entre eles, como a vontade de transformar, de questionar as regras e de criar livremente a partir de seus contextos e subjetividades.

Para apoiar os professores nessa atividade, o Centro de Referências em Educação Integral selecionou seis livros sobre modernismo para apresentar às turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Confira a lista de livros:

Ana e a Semana: Pequena história do modernismo de 1922, por Katia Canton

O livro narra o encontro entre João, um menino que vivem em 2022, e Ana, uma garota que participou da Semana de 1922 e conta ao amigo todos os detalhes do evento e de seus principais integrantes.

O anel mágico da tia Tarsila, por Tarsila do Amaral.

A sobrinha que leva o mesmo nome da grande pintora brasileira conta neste livro, que mescla realidade e ficção, a vida e a obra da artista, como a infância na fazendo em Capivari (SP), a formação artística em Paris e o relacionamento com o poeta e escritor Oswald de Andrade.

Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil, por Aryane Cararo e Duda Porto de Souza

Entre as grandes mulheres brasileiras perfiladas neste livro está Anita Malfatti, pintora que teve participação fundamental para o início do movimento modernista brasileiro, cujos quadros foram duramente criticados por Monteiro Lobato e até mesmo sua própria família.

Macunaíma em quadrinhos, por Dan X

A adaptação para HQ é ideal para apresentar aos estudantes o clássico do modernismo brasileiro de forma divertida, em um formato que as turmas já costumam apreciar, mas sem perder o espírito provocador da obra original.

O Mário que não é de Andrade, por Luciana Sandroni

Um menino chamado Mário encontra Mário de Andrade, o principal nome do modernismo brasileiro, que apresenta ao garoto tudo sobre o movimento artístico e a Semana de 22.

A Semana de Arte Moderna: São Paulo, 1922, por Douglas Tufano

Com uma linguagem acessível e muitas fotos e ilustrações, a obra explica todo o contexto nacional e internacional do surgimento da Semana de 22, bem como traz fatos curiosos sobre os três dias de apresentações e uma entrevista imaginária com Mário de Andrade.

STEM ou STEAM: o ensino da arte nas escolas

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.