Espaço de Leitura propõe novo uso a parque de São Paulo

Publicado dia 05/11/2013

Iniciativa: Espaço de Leitura

Pública ou Privada: Pública

Um dos espaços urbanos de São Paulo, mais especificamente o Parque da Água Branca, na Zona Oeste da cidade, foi o ponto de partida para uma iniciativa cultural,  o Espaço de Leitura, que tem como objetivo estimular crianças, adolescentes, adultos e idosos a terem contato com o mundo dos livros.

Quem anda pelos quiosques de livros – são vários deles agrupados por temáticas literárias –, acompanhados por mesas, cadeiras, pufes e guarda-sóis enormes não imagina que o lugar já alojou um viveiro de pássaros e, tempos depois, ficou ocioso.

Na prática

Jovens do Centro para a Criança e Adolescentes (CCA) Jova Rural, do Jaçanã/Tremembé participaram do Espaço de Leitura, em dezembro de 2012. Orientados por educadores, os participantes criaram uma cena de teatro a partir do galho de uma árvore, e compuseram uma música funk cujo desafio era a ausência de “palavrões”.

As atividades, de acordo com Ana Carolina Domingos, gerente do CCA, “contribuíram para elevar o interesse deles pela prática, ao associar a brincadeira com a leitura de forma muito envolvente e divertida”.

Com informações do Portal Aprendiz

Isso porque de quarta a domingo, o local está sempre em atividade. Há dois tipos de atendimento: um direcionado às escolas e instituições cadastradas no Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP); e outro para o público geral frequentador do parque.

De quartas às sextas, o atendimento é educativo e prevê a oferta de atividades de incentivo à leitura para grupos de alunos e seus educadores. E embora os livros tenham papel fundamental nas oficinas, se propõe uma leitura que vai para além dos exemplares: são abordados pontos da narrativa e a contação de histórias, mas também uma leitura global que permite estimular uma visão de mundo e percepção do território. Como apoio, os participantes recebem materiais educativos desenvolvidos pela própria equipe do projeto.

1375466628 (1)

Aos sábados e domingos, ganham vez as apresentações culturais abertas – momento em que o público pode apreciar números de teatro, música, dança e também participar de uma Feira de Troca de Livros.

Principais resultados

De julho de 2012 a junho de 2013, o projeto atendeu 75 entidades sociais, totalizando 188 visitas ao Espaço de Leitura. Ao longo do ano, a iniciativa disponibilizou 10.560 vagas para participantes e, no período, realizou 96 oficinas educativas e 128 apresentações culturais aos finais de semana.

Início e duração: de 2010 até os dias atuais.

Local: Parque da Água Branca, em São Paulo (SP).

Responsáveis: POIESIS (Instituto de Apoio à Cultura, à Lingua e à Literatura) e  Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSESP).

Financiamento: Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP).

Contatos:
Espaço de Leitura
Site: http://www.espacodeleitura.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Espaço-de-Leitura
Fone: (11) 2588-5811

Como estimular a leitura entre crianças e jovens na escola?