publicado dia 28/04/2020

Oi Futuro lança novas práticas pedagógicas criadas por professores

29/04/2020

Por meio da prática pedagógica Game dos Invertebrados, os estudantes criam jogos de cartas a partir de conceitos da Biologia; em Redução da Desigualdade, eles entram em contato com problemas do território e constroem soluções em conjunto com a comunidade; e em Viver é Preciso, abordam a questão da saúde mental por meio da Literatura.

Estas são algumas das 20 práticas pedagógicas inéditas que constam na segunda edição do especial Práticas Inovadoras para o Ensino Médio, lançado hoje, no ensejo do Dia Mundial da Educação, pelo instituto Oi Futuro em parceria com o Centro de Referência em Educação Integral (CREI). O evento de lançamento será feito no dia seguinte, em 29 de abril, às 19h, por meio do canal do Oi Futuro no YouTube, e com a participação de Natacha Costa, diretora executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz.

“É um prazer dialogar sobre o especial ‘Práticas Inovadoras para o Ensino Médio, uma iniciativa do Centro de Referências em Educação Integral em parceria com o Oi Futuro. Reconhecer o conhecimento produzido por nossos professores e professoras é chave para a efetivação de uma educação integral, inclusiva e transformadora. Penso que este material pode apoiar outras escolas e educadores na sua missão de fazer do ensino médio uma etapa significativa e relevante para nossos jovens”, diz Natacha.

A iniciativa, que tem por objetivo inspirar e apoiar educadores e escolas a inovar e transformar a educação, reúne práticas de ensino-aprendizagem e de gestão escolar que foram criadas e testadas por professores das escolas do programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação). Várias delas permitem adaptações para que sejam realizadas a distância neste contexto de quarentena.  

“O NAVE é um laboratório de experimentação em educação, onde incentivamos o potencial criativo e inovador de educadores e alunos para desenvolver soluções inspiradoras e acessíveis para toda a rede pública”, diz Carla Uller, gerente executiva de Educação, Comunicação e Inovação Social do Oi Futuro. “No Especial apresentamos práticas idealizadas por professores a partir de demandas reais e da colaboração dos alunos, que trouxeram a visão e as referências culturais dos jovens.”

O encontro virtual vai apresentar as novas práticas, debater o papel das escolas e da educação integral em tempos de pandemia, e exibir um minidocumentário que conta a trajetória de dois jovens que tiveram suas vidas transformadas por meio da educação.

O Especial Práticas Inovadoras para o Ensino Médio

Por meio de metodologias contemporâneas e que privilegiam o formato mão na massa, as práticas podem ser adaptadas conforme a realidade de cada escola ou situação de aprendizagem, mesmo com pouco ou nenhum recurso tecnológico, e são orientadas para atender às dez competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do Novo Ensino Médio.

São experiências que priorizam o desenvolvimento integral dos estudantes, e articulam os conteúdos curriculares com os saberes dos alunos, território e comunidade, contribuindo para a formação de juventudes críticas, autônomas e socialmente responsáveis.

O Especial categoriza as práticas em diferentes metodologias como experimentação, gamificação, storytelling, personalização, gestão democrática e outros. As estratégias apresentadas se materializam em experiências de ensino presencial ou remoto, adaptáveis a realidades diversas. 

As práticas são identificadas de acordo com o nível de complexidade para sua implementação, dividas em três categorias: Avião de Papel (execução de baixa complexidade que não necessita de muitos materiais para a realização), Balão (execução de média complexidade que necessita de materiais mais específicos para a realização) e Foguete (execução de alta complexidade que necessita de materiais mais específicos para a realização). 

O público pode navegar pelo conteúdo conforme sua própria necessidade, inserindo sua disponibilidade de recursos e o conteúdo que gostaria de trabalhar para obter sugestões de metodologias.

Sobre as escolas NAVE

O Núcleo Avançado em Educação (NAVE) é uma parceria público-privada desenvolvida desde 2006 pelo instituto Oi Futuro com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco em duas escolas públicas de Ensino Médio Integrado ao Profissional.

O NAVE já formou cerca de 2,8 mil estudantes e, atualmente, envolve mais de mil alunos e 70 educadores nas duas escolas. O programa oferece cursos técnicos de Programação e Multimídia, com foco na preparação de jovens para as economias digital e criativa e formando cidadãos críticos e transformadores. 

As escolas funcionam como laboratórios de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras, disseminadas por meio de publicações como as duas edições do “e-NAVE – Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras”, publicação digital gratuita, e formação para educadores das redes públicas.

O quê

Lançamento da 2ª edição do especial Práticas Inovadoras para o Ensino Médio

Quando

29/04/2020 entre 19:00 e 20:00

Mais informações

Canal do Oi Futuro no YouTube

Site compartilha práticas pedagógicas das escolas NAVE

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.