publicado dia 21/09/2021

Instituto Rodrigo Mendes lança plataforma de formação em educação inclusiva

21/09/2021

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Instituto Rodrigo Mendes lança sua plataforma de formação em educação inclusiva, inteiramente virtual e gratuita. O objetivo é promover a inclusão em larga escala pelo país, consolidar e ampliar o portfólio de soluções e estratégias pedagógicas, bem como o fortalecer a rede de boas práticas.

Leia + Em defesa da educação inclusiva

Fruto de uma parceria com a Fundação Lemann, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Abadhs e a Fundação Grupo Volkswagen, o site oferece cursos para educadores e gestores públicos.

O primeiro curso da plataforma será “Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva”, que vai abordar a importância e todas as etapas do planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva e os seus principais atores; conhecer e propor formas de articulação e trabalho coletivo; além de analisar criticamente o processo e adaptá-lo ao seu território e realidade da unidade escolar.

Leia mais sobre o que é e o que propõe a educação inclusiva.

O curso é autoinstrucional, ou seja, pode ser realizado de acordo com a autonomia do cursista. Tem como público-alvo professores, gestores escolares, técnicos e gestores das Secretarias de Educação, e interessados em geral. A formação tem seis horas de duração, caráter reflexivo e está disponível para todo o Brasil, sem pré-requisitos para inscrição. Ao final da formação, o cursista receberá um atestado de participação.

O tema do curso foi decidido depois de uma pesquisa feita pelo Instituto Rodrigo Mendes pela internet sobre quais cursos as pessoas gostariam que fosse oferecido. Planejamento foi um dos mais votados e é essencial para a educação inclusiva, na medida em que permite, desde o início, considerar todos os estudantes.

Outro curso que estará disponível na plataforma é o “Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva”, que, desde 2018, é ofertado pelo UNICEF e pelo IRM, com o apoio da Fundação Barça, gratuitamente no formato EAD e autoinstrucional.

Sucesso de público, o Portas abertas para a inclusão EAD já ultrapassou a marca de 100 mil inscritos e impactou mais de 800 mil estudantes em mais de 32 mil escolas. A formação é composta por sete módulos que abordam os mais diversos temas da inclusão de pessoas com deficiência na educação: histórico e legislação, acessibilidades, práticas inclusivas e conceitos de educação física inclusiva.

O quê

Lançamento da plataforma de formação em educação inclusiva do Instituto Rodrigo Mendes

Quando

21/09/2021

Mais informações

https://formacao.institutorodrigomendes.org.br/

6 projetos de acessibilidade e inclusão feitos por crianças

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.