publicado dia 14/08/2020

Debate: A aprendizagem ao ar livre no planejamento da reabertura escolar

18/08/2020

A reabertura escolar pelo Brasil, que só deve ocorrer quando houver condições sanitárias seguras para todos, pode ocorrer em diferentes momentos e formatos, levando em conta a situação de cada região e estado. Ainda assim, há um consenso sobre a necessidade de se fazer um planejamento rigoroso e intersetorial, envolvendo protocolos administrativos, pedagógicos, sanitários e com a participação de toda a comunidade escolar.

Com o intuito de colaborar com esse planejamento, o programa Criança e Natureza, em parceria com outras instituições, realiza um encontro virtual para discutir o tema com especialistas de diversas áreas, na terça-feira, dia 18, às 14h, com transmissão no Facebook do Programa Criança e Natureza. O evento contará com recursos de acessibilidade como janela de Libra e legendas em tempo real.

Leia + O que significa promover o acolhimento na reabertura das escolas

O encontro terá por base a publicação “Planejando a reabertura das escolas – a contribuição das pesquisas sobre os benefícios da natureza na educação escolar”, construído com referências históricas e experiências internacionais sobre as contribuições que a aprendizagem ao ar livre traz para a retomada das aulas presenciais, e que podem auxiliar o poder público na construção de protocolos relativos ao tema.

Esse conjunto de sugestões fundamenta-se no fato de que atividades ao ar livre diminuem as chances de transmissão do vírus e ao mesmo tempo contribuem para a promoção da saúde, aumento da imunidade e bem-estar de crianças, adolescentes e educadores.

E para debater o tema no encontro virtual, foram convidados o pediatra Daniel Becker (Sociedade Brasileira de Pediatria e Pediatria Integral); Natacha Costa, diretora executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz e representante do Centro de Referências em Educação Integral; Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime Nacional e Paula Mendonça, assessoria pedagógica do Programa Criança e Natureza. A mediadora é Raquel Franzim, coordenadora de educação do Alana.

Participe do debate enviando perguntas, sugestões e compartilhando experiências!

O quê

A aprendizagem ao ar livre no planejamento da reabertura escolar

Quando

18/08/2020 entre 14:00 e 15:30

Onde

Facebook do Programa Criança e Natureza

Educação Infantil: entraves e possibilidades para a volta das crianças após o fim da quarentena

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.