publicado dia 14/01/2020
4 atividades para brincar na natureza
Reportagem: Ingrid Matuoka
publicado dia 14/01/2020
Reportagem: Ingrid Matuoka
Brincar na natureza com as crianças é uma oportunidade de passar um tempo ao ar livre e de estimular o movimento e o uso do corpo. A ligação afetiva que se estabelece com o espaço também favorece a preservação do meio ambiente.
Leia + Como o brincar com a natureza estimula o desenvolvimento das crianças
Conheça algumas atividades que podem ser feitas com crianças de diversas idades em qualquer área verde, e com materiais acessíveis. E vale lembrar: quando for coletar os materiais naturais, dê prioridade para as folhas, flores e gravetos que já estão caídos no chão, para preservar as plantas.
Peça para que as crianças escolham algumas folhas, gravetos, pedras e elementos naturais que chamem sua atenção. Disponibilize tintas coloridas e uma cartolina branca para cada uma delas. Em seguida, peça para que elas desenhem no papel usando os objetos escolhidos. Novas e diferentes formas surgirão de cada elemento.
Outra possibilidade é fazer uma colagem com as folhas e flores coletados. Usando cartolina, fita adesiva e cola, as crianças podem criar formas e padrões sobrepondo os elementos.
Caça ao tesouro
Em uma praça ou parque, observe um elemento natural e descreva-o para que as crianças tentem encontrá-lo. Adapte a quantidade de detalhes fornecidos de acordo com a idade das crianças. Para os mais novos, pode ser algo mais direto, como “encontre uma flor amarela”. Para os mais velhos, o desafio pode ser maior, como “encontre um elemento que possua formato oval e bordas irregulares”.
Arco-íris natural
Escreva em uma cartolina as cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (azul escuro) e roxo. Peça para que as crianças encontrem itens na natureza que correspondam a essas cores, e formem seu arco-íris natural. Se na região não houver tanta variedade de cor, proponha que as crianças montem um degradê da cor verde, por exemplo.
Fósseis de plantas
Peça para as crianças formarem pequenos círculos achatados com massinha de modelar. Em seguida, pressionem em cima deles flores, folhas e plantas – ou ainda objetos como pinhas, gravetos e o que mais acharem pelas redondezas.