publicado dia 31/08/2017

Projeto CurtaDoc leva documentários às salas de aula

por

O CurtaDoc, projeto dedicado a fortalecer o documentário latino-americano e contribuir para a democratização do acesso ao audiovisual, vai distribuir gratuitamente para as escolas o EducaDoc, uma coleção de DVDs com 20 curtas-metragens.

Leia + 20 filmes que exploram o olhar das crianças sobre o mundo

Os filmes, que duram até 26 minutos, abordam temas como Direitos Humanos, Artes e Literatura, Política e Memória, e Diversidade Brasileira, nos campos da identidade, do meio ambiente e da cultura popular. O propósito do projeto é incentivar que as escolas e educadores utilizem o documentário como ferramenta pedagógica.

A coleção EducaDoc também dialoga com a Lei Nº 13.006/2014, que estabelece as diretrizes sobre a exibição de, no mínimo, duas horas mensais de filmes nacionais como componente curricular complementar integrado às propostas pedagógicas da escola.

O CurtaDoc

Criado em 2009 como um programa para o SescTV, o CurtaDoc transformou-se em um projeto de mapeamento da produção de filmes de não-ficção e fortalecimento da rede de realizadores latino-americanos, com o objetivo de difundir o cinema como patrimônio imaterial.

Ao longo dos anos, o projeto ampliou seu foco para a Educação, aproximando o Cinema Documental da sala de aula por meio de oficinas e mostras. Desde 2011, é também um acervo online de documentários latino-americanos, hoje o maior arquivo na internet, contribuindo para a democratização do acesso ao audiovisual e servindo como fonte de pesquisa.

Cinema na sala de aula? Portal apoia professores na construção das aulas