publicado dia 22/12/2017

Os conteúdos mais lidos de 2017

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Com o próximo ano se aproximando, é chegada a hora das retrospectivas e balanços proporcionados por 2017. Na área da educação, foram muitos os acontecimentos que marcaram a conjuntura nacional e internacional e repercutiram pelo Centro de Referências em Educação Integral.

Neste ensejo, compartilhamos com vocês – leitores – as matérias mais lidas publicadas pela plataforma, que proporcionaram momentos de debate, inspiração e conhecimento.

5 títulos na Netflix para discutir educação

É inegável a revolução que o serviço de streaming causou na maneira como consumimos conteúdo audiovisual. Neste texto, o Centro de Referências indica cinco títulos – entre séries e documentários – disponíveis na plataforma que podem servir como ponto de partida para discussões dentro e fora da sala de aula sobre educação.

Para governo Temer, cumprimento do PNE não é prioridade

Em agosto, o governo Temer vetou o artigo que colocava como prioridade a destinação de recursos na área de educação para o cumprimento das metas do Plano na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), legislação que determina os objetivos e prioridades do governo para o próximo ano. A ação significa mais um entrave para que o Plano Nacional de Educação (PNE) saia do papel.

Por que o Novo Mais Educação não dialoga com a educação integral

O Novo Mais Educação é um desdobramento do programa Mais Educação (PME), que vigorou entre 2007 e 2016 e foi um dos maiores do Brasil em alcance e recursos. Embora ambos sejam planos de ampliação da jornada escolar e haja certa continuidade entre eles, a concepção de educação que trazem é divergente. Nesta matéria, especialistas explicam por quê.

Sob críticas, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é aprovada

Após oito meses de análise, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi enfim aprovada e agora é lei. No entanto, desde sua primeira versão, o debate em torno do documento tem suscitado diversas contestações. Em suma, a Base é criticada por insistir em uma visão fragmentada do conhecimento e do desenvolvimento humano, por invisibilizar as questões ligadas à gênero e antecipar a idade máxima para a alfabetização.

Como o brincar com a natureza estimula o desenvolvimento das crianças

Brincar com elementos naturais é uma forma de conhecimento e de desenvolvimento integral. É o que defende o educador e artista plástico Gandhy Piorski. Sob essa visão, o pesquisador acrescenta que a escola tem papel fundamental em promover a interação da criança com a natureza e essa missão vai muito além de disponibilizar uma área verde para brincar.

Escola no Uruguai tem prédio e práticas pedagógicas voltadas para a sustentabilidade

Com 60% de sua estrutura física composta por material reciclado (garrafas de plástico, vidro, papelão e latas), a Ecoescula Sustentável, localizada na pequena comunidade de Jaureguiberry, região costeira do Uruguai, ganhou o título de primeira escola pública 100% auto-sustentável da América Latina não apenas pela sua edificação, mas também por trazer a sustentabilidade como tema central do ensino.

Combatendo o racismo na escola: abordagens possíveis

No ensejo do Dia Nacional da Consciência Negra, o Centro de Referências reuniu experiências que apontam caminhos para lutar contra o preconceito racial. Entre as estratégias utilizadas para estimular atitudes mais inclusivas e o respeito às diferenças, destacam-se debates, brincadeiras, contação de histórias com bonecos, o reconhecimento de situações discriminatórias, bem como a incorporação de narrativas que tragam os negros como protagonistas.

Como ensinar para um grupo de alunos com habilidades distintas?

Como contemplar todos os alunos dentro de uma mesma sala de aula? Neste texto, originalmente publicado no site norte-americano Edutopia, é apresentada uma proposta: a diferenciação. O método de ensino é um modo de pensar o aprender e o ensinar, elaborado para englobar todos os  estudantes, transformando como eles aprendem, processam e guardam informações, como demonstram seus conhecimentos e habilidades e com quem e onde o aprendizado acontece.

Nova política de formação de professores anunciada pelo MEC é criticada

Em outubro, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a Nova Política de Formação de Professores que tem como objetivo melhorar a qualidade e o acesso à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. No entanto, para especialistas, as diretrizes que compõem a nova política são questionáveis.

Quatro estratégias de ensino para promover a leitura

A pressão e a ansiedade em fazer com que os alunos se tornem leitores aptos “dentro do prazo” podem extrair o prazer de uma atividade que muitas crianças adoram quando pequenas. Neste conteúdo pedagógico, originalmente publicado no Portal MindShift, elencamos novas estratégias que podem beneficiar professores e alunos nesta empreitada.

Por que o conservadorismo avança sobre as escolas?

A educação brasileira se depara com o avanço de uma série de políticas e programas conservadores que reduzem o papel emancipador do espaço escolar. Exemplos não faltam. A aprovação da reforma do Ensino Médio, a supressão dos termos “identidade de gênero” e “orientação sexual” da BNCC, a crescente participação do setor empresarial em instituições de ensino, o avanço do Escola Sem Partido.

“Nossa sociedade sofre de um Transtorno de Déficit de Brincar”

Para Peter Gray, pesquisador da Boston College, nos Estados Unidos, a diminuição do brincar livre entre as crianças em todo o mundo relaciona-se diretamente com o aumento de casos de transtorno de ansiedade, depressão e suicídio neste grupo. Para o psicólogo, o brincar livre das crianças permite o exercício da imaginação, capacidade que coordena todas as outras habilidades relacionadas ao pensar.

8 obras da literatura indígena brasileira para crianças e jovens